Boletim agropecuário destaca colheita da cebola no Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Boletim agropecuário destaca colheita da cebola no Paraná


29 de janeiro de 2021

A cultura da cebola, que se estende por 4.325 hectares no Paraná, está quase 100% colhida, com preços aos produtores cerca de 24% superiores aos verificados em dezembro. Esse é um dos assuntos do Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, produzido por técnicos do Deral, referente à semana de 23 a 29 de janeiro.

A área de cebola teve crescimento de 2% em relação à plantada na safra de 2019, com a colheita atingindo, até agora, 97%. A expectativa é colher 121,5 mil toneladas, o que representa crescimento de 7%. As principais regiões produtoras no Paraná são as de Curitiba, com 49% da produção, Guarapuava, com 24%, e Irati, com 15%.

Foto: Divulgação

A cebola paranaense abastece tanto o mercado estadual quanto o nacional. Até o fim do mês, cerca de 75 mil toneladas, que representa 61% do total, já foram comercializadas. Para o produtor, o preço da saca de 20 quilos teve aumento de 24% em relação a dezembro de 2020, chegando a R$ 29,27.

MEL E FRUTAS – O Brasil exportou, em 2020, 45.728 toneladas de mel in natura, volume 50,5% superior ao de 2019. O Paraná, com 9.230 toneladas, é o terceiro colocado, atrás de Santa Catarina e Piauí. Para o Estado, a cultura trouxe receita cambial de US$ 18,238 milhões.

Em relação às frutas, o boletim registra a variação positiva de 6,6% na exportação entre os anos de 2011 e 2020. No mesmo período, o volume de importação decresceu 28,7%. Nesse espaço de tempo, somente o ano de 2014 apresentou déficit, com gastos de importação superiores aos de exportação.

CAFÉ E FEIJÃO – A produção de café paranaense, em 2020, deve se posicionar em 261 mil sacas, com produtividade média de 27,8 sacas por hectare. Mesmo um pouco superior às últimas estimativas, o volume ainda é inferior ao potencial esperado no início do ciclo, prejudicado pela estiagem.

O boletim aponta que o feijão também sofre as consequências da seca. Até agora, foi colhida aproximadamente 62% da área plantada da primeira safra. Para a segunda safra, já estão semeados em torno de 12% do total de 237,3 mil hectares.

OUTRAS CULTURAS – O documento preparado pelos analistas do Deral também fala das consequências climáticas em relação às culturas de milho, soja e mandioca. A apicultura recebe atenção, com relato sobre as exportações brasileiras de mel, que tiveram aumento superior a 50%, e de ovos, que, ao contrário, decresceram em 28,5%.

Confira o Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária AQUI

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]