O diretor de operação da Defesa Civil de General Carneiro, Ivaldo Mochznacz, em entrevista ao Jornal Colmeia desta quinta-feira, 25 de junho, falou sobre a aquisição do desencarcerador para os bombeiros comunitários do município. A reivindicação para a compra do aparelho já acontece a alguns anos.
Nas emergências, os bombeiros vêm utilizando um desencarcerador manual, cautelado pelo soldado Barrida de União da Vitória. Com a necessidade de um equipamento mais moderno, Mochznacz tomou a iniciativa de enviar um ofício ao deputado Hussein Bakri.
Na terça-feira, 23 de junho, o Major Spaki, que atua em Guarapuava, informou ao Mochznacz que uma entrega de viaturas e desencarceradores iria acontecer em Curitiba. “Isso nos deixou muito contente, agora vamos aguardar a chegada aqui no quartel”, pontua o diretor.
O Governo do Estado reforçou a estrutura do Corpo de Bombeiros com a aquisição de 34 novos veículos e seis aparelhos desencarceradores . O pacote contempla 20 ambulâncias, seis caminhonetes 4×4, seis caminhões para combate a incêndios e dois micro-ônibus.
A frota vai atender casos de emergência em 22 municípios, dentre eles General Carneiro, de diferentes regiões do Estado. O investimento é de R$ 8,6 milhões, por meio do programa Paraná Mais Cidades e da Secretaria de Estado da Segurança Pública. A entrega dos equipamentos foi feita na quarta-feira, 24, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em cerimônia simbólica no Palácio Iguaçu.