Bombeiros dão dicas para aproveitar com segurança as festas de final de ano » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bombeiros dão dicas para aproveitar com segurança as festas de final de ano


19 de dezembro de 2023

Neste período de final de ano, época de viagens, férias, festas, onde as temperaturas estão mais elevadas, é importante enfatizar medidas de segurança

Neste período de final de ano, época de viagens, férias, festas, onde as temperaturas estão mais elevadas, é importante enfatizar medidas de segurança e prevenção para população. O Corpo de Bombeiros do Paraná, por meio do Major Jorge Augusto Ramos, divulgou algumas dicas sobre os principais cuidados nesta época:

Nos deslocamentos

Atentar para condição das estradas. Procurar viajar de dia, evitar deslocamentos em dias de chuva forte, fazer revisão em automóveis e motocicletas, principalmente suspensão/freios/elétrica, e outros. É bem importante calibrar pneus, incluindo o estepe e se possível, manter para-brisa limpo (cristalização do para-brisa é uma boa ação preventiva para evitar dificuldade de visualização, principalmente a noite ou em dias de chuva).

Afogamentos

Evitar se banhar em locais desconhecidos, com águas profundas, após ingerir bebida alcoólica ou ter feito refeição. Não deixar crianças e adolescentes/jovens sem acompanhamento.

Sempre ter flutuadores disponíveis (bóias), mas não confiar demais em bóias se não sabe nadar, em embarcações, sempre levar colete salva vidas, entre outras medidas.

Se acaso se encontrar em uma situação de emergência, onde alguém está se afogando, é mais efetivo tentar lançar uma corda, um galho de árvore, a própria roupa/toalha e puxar a pessoa para local seguro, do que tentar fazer o salvamento a nado (pessoa em risco, sempre vai afundar aquele que tenta salvar. É muito dificil fazer salvamento aquático sem técnica, sendo muito alto o risco de afogamento/mortes múltiplas nestas situações).

Também utilizar objetos que flutuem como caixa térmica fechada, garrafa térmica (principalmente as grandes), estepe do carro, (muitas vezes, uma pequena ajuda para flutuar já vai permitir que a vítima consiga sair da parte profunda ou se acalmar para uma posterior intervenção com técnica de natação.

Fogos de artifícios

Ressaltamos os cuidados com a utilização de fogos de artifício: sempre manipulados por adultos e observar as orientações de cada tipo no rótulo do produto ou com o vendedor.

Em casa

Com a cocção de maior quantidade de comida em festas, não utilizar combustíveis líquidos (gasolina, álcool para acendimento de churrasqueira, há no mercado acendedores próprios, pode ser utilizado óleo de cozinha também).

Ter muito cuidado com a posição de panelas e caçarolas no fogão (sempre com o cabo voltado para dentro), com água quente e gorduras quentes utilizadas principalmente na cocção de carnes em geral, (sempre há registro de incidentes com queimaduras por gordura fervente e água fervente nestas datas).

Por fim, entre outras medidas, é muito importante evitar o uso de limão ou substâncias ácidas quando em exposição no sol: um pouco de limão na pele (aquele da caipirinha) e a exposição ao sol, pode causar queimaduras gravíssimas na pele.

Fonte: Portal da Cidade União da Vitória

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]