O Corpo de Bombeiros de Porto União participou do Desafio Mundial de Resgate Veicular, World Rescue Challenge (WRC), que aconteceu nos dias 21 e 22 de abril, em Joaçaba e Herval D’Oeste (SC).
Dois bombeiros, sargento Jeferson Luiz Marchak e Soldado David César Canever, representaram Porto União no evento. Eles fizeram parte da equipe do 9° Batalhão de Bombeiros Militar de Canoinhas (BBM), do qual a Companhia de Porto União faz parte.
No decorrer da competição dois cenários fizeram parte das atividades: O cenário com uma vítima estável e o cenário com duas vítimas, uma delas em nível crítico. Mesmo realizando todas as provas conforme o solicitado, à equipe não se classificou para a seletiva nacional. Segundo o sargento Jeferson, bombeiro militar a 22 anos, com a participação eles garantem crescimento na carreira e ainda mais qualidade no trabalho que realizam diariamente.
Além das provas, os participantes das vinte equipes de todo o estado recebem informações e capacitações para atuarem sobre alterações de protocolo, a forma de agir em variadas situações de resgate, conhecem novos materiais de trabalho e aprendem muito sobre como trabalhar em grupo, e a diferenciação das regras para o campeonato e a prática na vida real.
A organização do evento no Brasil é feita pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES). O principal objetivo da competição é estimular o constante aprimoramento de técnicas de resgate veicular, e socorro de vítimas de traumas em acidentes de trânsito que ficam presas às ferragens. Por isso, as provas consistem em desenvolver agilidade e técnicas de desencarceramento, estabilização e primeiros socorros em vítimas.