Bombeiros resgatam 12 gatos de casa atingida pela cheia do Iguaçu em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bombeiros resgatam 12 gatos de casa atingida pela cheia do Iguaçu em União da Vitória


10 de novembro de 2023

Divulgação

Desde o início de outubro, quando a cheia do Iguaçu tirou milhares de pessoas de suas casas em União da Vitória, outra situação tem preocupado: o abandono de animais domésticos.

A equipe do Corpo de Bombeiros de União da Vitória realiza resgates diariamente de animais, em sua maioria, cães e gatos, em situação de risco. Os que não podem ser resgatados estão sendo monitorados e alimentados pela equipe.

No bairro São Bernardo, um dos locais mais afetados pela cheia, existe uma casa com dezenas de gatos que estão recebendo os cuidados dos bombeiros desde o início da enchente. Mas após a última visita na “casa dos gatos” (forma carinhosa que os bombeiros chamam a residência), os bombeiros militares, cabo Diego Fleitux e sargento Andrade, ficaram preocupados com o que encontraram, como explica Fleitux: “Segundo uma vizinha, na casa há quase 40 gatos, nós colocávamos bastante comida, mas não era o suficiente. Da última vez que fomos havia muitos gatos desnutridos, bem magrinhos e quatro já tinham morrido. A gente foi embora e eu fiquei com aquilo na cabeça, que tínhamos que tentar dar um jeito de pelo menos diminuir a quantidade de gatos no local”, explicou o bombeiro.

No outro dia, Fleitux entrou em contato com Vanessa Witiuk, responsável pelo abrigo de animais construído para os cães e gatos abandonados por seus tutores durante a cheia, e juntos conseguiram uma doação de portas da empresa Pormade para a construção de um gatil para abrigar os gatos resgatados, visto que o abrigo já estava lotado.

Com lugar garantido para os gatos, uma nova equipe composta pelo sargento Carvalho, cabo Barrida e cabo Fleitux saiu na tarde de quarta-feira, 8, para resgatar a maior quantidade possível de felinos.

“Conseguimos resgatar 12 gatos, não conseguimos pegar todos porque alguns eram bem ariscos e espertos, acabavam fugindo quando a gente se aproximava. Com isso o número de gatos no local diminui significativamente e a ração que deixarmos lá, será suficiente”, explicou Fleitux.

**Portal da Cidade

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Fernanda Sardanha e Adão Staniszewski são definidos como candidatos a prefeito e vice em São Mateus do Sul

Na tarde de hoje, 20 de julho de 2024, foram realizadas as convenções partidárias em São Mateus do Sul, que definiram os nomes dos candidatos para as próximas eleições municipais. A atual prefeita Fernanda Sardanha, do PSD, foi confirmada como candidata à reeleição, tendo Adão Staniszewski, do PP, como candidato a vice-prefeito. As convenções dos […]

Acidente na BR-280 envolve caminhão e carro em frente ao CIDASC

Um acidente foi registrado nas primeiras horas da manhã deste sábado, 20, em frente ao CIDASC na BR-280. A colisão envolveu um caminhão Volkswagen, com placas de Massaranduba, Santa Catarina, e um Space Fox, com placas de Caçador. De acordo com informações, o caminhão estava estacionado e o condutor estava dormindo no pátio quando o […]

Colapso Digital: Impactos no Brasil

Nesta sexta-feira, 19 de julho de 2024, um apagão cibernético global causou problemas em sistemas de diversos setores no Brasil e no mundo. Companhias aéreas, hospitais, varejistas e outros negócios foram afetados. A interrupção começou com uma falha em uma atualização de segurança da CrowdStrike, impactando dispositivos Windows e causando problemas com serviços do Microsoft […]