Segundo informações repassadas o local, estaria com super lotação, e as equipes realizaram o trabalho de orientação aos formandos.
Ás 18h52, deste sábado, 23 de abril, a central do Corpo de Bombeiros de Porto União, recebeu a ligação via 193, para se deslocar até o Cine Teatro Ópera, área central de Porto União, pois no espaço estaria ocorrendo uma formatura da Unespar e a capacidade de público já estava passando das normas de segurança.
A equipe do ABTR 23, foi para o local, aonde foi constatado o fato da super lotação do Cine Teatro Ópera.
O Chefe do Serviço de Atividades Técnicas (SAT), também compareceu ao local e emitiu o Auto de Infração de Interdição e Multa para o organizador do evento. Assim que o local ficou dentro da capacidade de público novamente o local foi desinterditado.
Nota da Secretaria de Cultura:
Após o corrido o secretário de Cultura e Turismo de Porto União José Carlos Gonçalves, fez contato com a reportagem da Rádio Colmeia e disse que o referido evento não tem ligação com a Prefeitura. “A Prefeitura de Porto União e a Secretaria de Cultura da cidade, tem um comodato do espaço para a realização de eventos culturais, como música, dança, teatro e pequenos eventos cultura da Rede Municipal de Educação. O evento desta noite não tem ligação da administração pública, mas sim pelo real dono do espaço Cine Teatro Ópera”. Afirmou Gonçalves.
Lei:
De acordo com a Lei 16157 de 2013, cabe interdição em imóvel em situação caracterizada como “Grave Risco” (superlotação) e Multa por promover evento sem segurança.