Ás 17h20 de sexta-feira, 13 de julho, os policiais militares do Pelotão de Porto Vitória, foram comunicados via central, que na linha Sete de Setembro, teria ocorrido uma briga entre vizinhos e que um dos envolvidos teria feito disparos de arma de fogo.
Com essa notificação, uma equipe se deslocou para a região na parte rural de Porto Vitória, onde ao chegar ao endereço, foi conversado com a vítima, que relatou que o seu vizinho tinha dito palavras ofensivas e que em seguida iniciou uma briga ao ponto de pegar uma arma de fogo e fazer dois disparos contra a vítima. Em seguida, os militares foram até a residência do vizinho para conversar, onde o mesmo declarou que não brigou com a vítima e que tinha realmente feito disparos de arma de fogo, mas não na sexta-feira, mas sim na quinta-feira, 12 de julho, sendo três disparos que não foram em direção a vítima.
Em uma revista na arma, sendo uma espingarda Boito marca Pump, calibre 12, foi constatado estar cheio de pólvora, possuindo mais 10 munições intactas.
Diante da situação, ambos foram encaminhados para a 4ª Sub Divisão Policial em União da Vitória, para devidas providências.