Câmara de União da Vitória realiza 38ª Sessão Ordinária » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Câmara de União da Vitória realiza 38ª Sessão Ordinária


26 de novembro de 2025

38ª SESSÃO ORDINÁRIA

As indicações ficaram por conta dos vereadores Waldir Cortellini (UNIÃO), que solicitou pavimentação asfáltica para as ruas Afonso Nadolny e Modéstia Marcondes, no bairro Cidade Jardim; Anderson Cardoso (PR), que solicitou melhorias na Rua José Nunes de Lima, no bairro São Gabriel, e encaminhou à Secretaria de Saúde pedido de informações detalhadas sobre a forma de tratamento e itens necessários para atendimento de pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 1 no município; e Pastora Josi (DC), que solicitou reparo no início da Rua Valfrido Brunkel, no bairro Rio da Areia.

A vereadora Cleonice Moller fez uso da Tribuna para falar sobre o tema “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”. Segundo ela, União da Vitória recebeu recentemente um ônibus por meio do programa “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”. A vereadora ressaltou que essa conquista é resultado do trabalho realizado durante a gestão anterior, período em que ocupou o cargo de secretária municipal de Assistência Social. Destacou ainda que o novo veículo fortalecerá as ações voltadas à terceira idade e ao envelhecimento ativo.

Em votação única, conforme inciso IV do artigo 195 e parágrafo 5º do artigo 18 do Regimento Interno, foram analisados os vetos, com votação nominal por ordem de sorteio. Os vereadores foram unânimes em suas decisões:
• Os vereadores concordaram com o veto do Executivo à Lei Ordinária nº 20/2025, especificamente ao artigo 4º, que estabelecia prazo de 90 dias para regulamentação da Lei por decreto. Após análise, e em cumprimento ao que determina a Constituição, os vereadores foram unânimes em acatar o veto. O Projeto de Lei tratava da autorização para criação do Programa “Banco de Ração” em União da Vitória.
• Os vereadores foram unânimes contrários ao veto do Prefeito ao Projeto de Lei nº 27/2025, que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de placas informativas com QR Code em todas as obras públicas do município, permitindo a consulta a informações detalhadas. De autoria da vereadora Cleonice Moller, o PL atribui responsabilidade ao chefe do Executivo caso a Lei não seja cumprida. Mesmo tendo sido vetado, os vereadores entenderam que o Executivo já é, por natureza, responsável pelo cumprimento das Leis, e votaram pela rejeição do veto.

Foram aprovados, por unanimidade, os seguintes Projetos de Lei Ordinária:
• PL nº 28/2025, que institui a Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying nas escolas da rede pública e privada de União da Vitória. De autoria do vereador e presidente da Casa, Anderson Cardoso.
• PL nº 29/2025, que concede o título de utilidade pública municipal ao Rotary Club de Porto União da Vitória.
• PL nº 57/2025, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial no orçamento da Companhia Municipal de Desenvolvimento Habitacional – CIAHAB, para o exercício financeiro de 2025, com recursos provenientes de anulação.
• Em 2ª discussão, o PL nº 54/2025, que trata da criação e regulamentação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município.
• Em Sessão Extraordinária, em 2ª discussão, o PL nº 27/2025, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2026.

Os requerimentos acolhidos partiram de iniciativa dos vereadores: Anderson Cardoso (PR), que solicitou informações completas e atualizadas sobre o programa habitacional CIAHAB; Protetora Guga (UNIÃO), Anderson Cardoso (PR) e Marcio Utzig (PSD), que solicitaram que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente cumpra integralmente a resposta ao Requerimento nº 128/2025, tendo em vista que o Memorando nº 225/2025 menciona a existência de sistema de sobreaviso para atendimento emergencial fora da jornada pelo setor de defesa animal. As vereadoras Pastora Josi (DC) e Thays Bieberbach (PT) requereram à Secretaria Municipal de Saúde a revisão do atual modelo de distribuição de fichas nas Unidades Básicas de Saúde, além da adoção de medidas de supervisão e fiscalização que garantam organização, transparência e condições dignas de acesso ao atendimento médico.

Fizeram uso da palavra livre os vereadores Protetora Guga, Cleonice Moller, Marcio Utzig, Waldir Cortellini, Alemão da Agro, Ricardo Sass, Cordovan Neto e Anderson Cardoso. Os temas mais abordados foram saúde e educação. Marcio destacou Projetos aprovados relacionados à educação municipal, como o Plano Municipal de Educação, com vigência de 10 anos, que discutirá 20 metas e diversas estratégias por meio de audiência pública. Citou também o Projeto protocolado no expediente, que trata do Plano Municipal de Educação da Primeira Infância, também previsto para 10 anos. Ressaltou ainda a importância da solicitação do vereador Cordovan Neto para criação do Conselho Municipal de Educação, que auxiliará na organização da educação municipal, avaliando e ajustando o número de turmas e alunos de forma eficiente e eficaz.

A vereadora Cleonice reforçou que a conquista do novo ônibus decorre, segundo ela, do trabalho da gestão anterior. Parabenizou o ex-vereador Godoy, presente na Sessão, e lembrou que foi ele quem apresentou o Projeto que viabilizou a obtenção do selo “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”, cujos frutos agora são colhidos pelo município.

Manoela de Paula e Souza
Assessora de Comunicação e Cerimonial
Câmara de Vereadores de União da Vitória

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Cruz Machado terá audiência pública para assinatura de convênio de pavimentação com Inácio Martins

O município de Cruz Machado recebe, nesta quinta-feira (4), uma audiência pública que marca um importante avanço para a infraestrutura regional. O encontro, convocado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri, terá como pauta a assinatura da ata de formalização do convênio para a pavimentação asfáltica entre Cruz Machado […]

Alesc realiza primeira edição do Prêmio Asas da Inclusão

Imagem de reprodução ALESC A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove nesta quarta-feira (3) a primeira edição do Prêmio Asas da Inclusão, uma homenagem dedicada a marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e reconhecer iniciativas que contribuem para a acessibilidade e a defesa dos direitos desse público no estado. A cerimônia ocorrerá às […]

Aulão Solidário de Natal, na quadra do Colégio Astolpho Macedo de Souza

–  Professores de dança do Vale do Iguaçu se unem para realizar um Aulão Solidário de Natal, o evento será realizado hoje, na quadra do Colégio Astolpho Macedo de Souza, no bairro São Basílio Magno, a partir das 19h, em União da Vitória. A ação, organizada pela professora Taina Utzig em parceria com outros instrutores […]