Rádio Colmeia Campanha Setembro Amarelo é iniciada e Projeto União Pró Vida presta apoio emocional a quem precisa » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Campanha Setembro Amarelo é iniciada e Projeto União Pró Vida presta apoio emocional a quem precisa


1 de setembro de 2020

Divulgação

O mês de setembro iniciou nesta terça-feira e com ele a Campanha Setembro Amarelo. O objetivo maior desta campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante o mês, se busca alertar a população sobre a realidade da prática no Brasil e no mundo.

Em Porto União e União da Vitória, o projeto União Pró Vida presta apoio emocional por meio da Abordagem Centrada na Pessoa, técnica desenvolvida pelo psicólogo Carl Rogers. Essa técnica vê a pessoa por inteira, respeitando sua individualidade e acreditando em suas potencialidades.

O projeto atende a pessoas que podem estar em crise emocional, depressivas ou não, e até com pensamentos suicidas. Segundo o voluntário do projeto, Gláucio Érico de Almeida Silva, as pessoas buscam o atendimento espontaneamente para desabafar.

Este atendimento é feito presencialmente em um ponto localizado na rodoviária de Porto União, de segunda a sábado das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O espaço físico foi cedido ao União Pró Vida através da Secretaria de Saúde de Porto União.

E também há o atendimento via telefone fixo e WhatsApp que é realizado de segunda a sábado das 8 às 12 horas e das 14 às 22 horas. “Nosso atendimento é gratuito e sigiloso”, coloca o voluntário. Todo o trabalho do projeto é conhecido pelo judiciário dos municípios.

Estatísticas

De setembro de 2017 a junho de 2020 o União Pró Vida realizou 688 atendimentos. Destes atendimentos, 140 pessoas estavam com ideação suicida, sendo quase 20 atendimentos/mês. “É um número que chama atenção”, disse.

Durante o período de isolamento social devido a Covid-19, de março a junho, foi contabilizado um aumentou significativo nos atendimentos. O nível de ansiedade e depressão aumentou proporcionalmente ao período de pandemia.

Divulgação

O projeto sempre está atento as informações e orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Também não tem vínculo com nenhuma entidade religiosa ou política e seu atendimento é feito a qualquer pessoa que necessite.

De acordo com Silva, é importantíssimo que todos os órgãos e entidades participem do projeto dando uma atenção especial para as pessoas que precisam de apoio emocional. “Nosso trabalho é justamente permitir que a pessoa desabafe”, termina.

Serviço

Telefone fixo 42 3523 7217

Whatsapp 42 991381467

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Vacinação contra Covid-19 em idosos de 85 a 89 anos inicia hoje em Porto União

Em continuação ao cronograma de vacinação contra a Covid-19, na tarde dessa sexta-feira, 26, mais 740 doses de vacinas chegaram a Porto União. As doses são destinadas a imunização de 100% dos idosos de 85 a 89 anos. Para o grupo de idosos de 80 a 84 anos foram enviadas apenas 30% das doses suficientes. […]

Polícia Militar de Matos Costa apreende arma de fogo

A Polícia Militar de Matos Costa foi acionada para atendimento de uma ocorrência de vias de fato entre familiares no interior do município. Chegando ao local a guarnição localizou somente uma das partes envolvidas, pois a outra parte já havia se evadido. Questionado sobre a posse de arma de fogo o masculino confessou ter uma […]

Terceira sessão da Câmara de Vereadores de UVA debate sobre britador adquirido na gestão anterior

Na segunda-feira, 22 de fevereiro foi realizada a terceira Sessão na Câmara de Vereadores de União da Vitória. O presidente Cordovan de Melo Neto, convidou a população para a Audiência Pública de revisão do plano diretor que foi realizada nessa sexta-feira, 26. Fazendo uso da palavra livre o vereador Waldir Luiz Cortellini (PSB) e Emerson […]