Campanha Setembro Amarelo é iniciada e Projeto União Pró Vida presta apoio emocional a quem precisa » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Campanha Setembro Amarelo é iniciada e Projeto União Pró Vida presta apoio emocional a quem precisa


1 de setembro de 2020

Divulgação

O mês de setembro iniciou nesta terça-feira e com ele a Campanha Setembro Amarelo. O objetivo maior desta campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante o mês, se busca alertar a população sobre a realidade da prática no Brasil e no mundo.

Em Porto União e União da Vitória, o projeto União Pró Vida presta apoio emocional por meio da Abordagem Centrada na Pessoa, técnica desenvolvida pelo psicólogo Carl Rogers. Essa técnica vê a pessoa por inteira, respeitando sua individualidade e acreditando em suas potencialidades.

O projeto atende a pessoas que podem estar em crise emocional, depressivas ou não, e até com pensamentos suicidas. Segundo o voluntário do projeto, Gláucio Érico de Almeida Silva, as pessoas buscam o atendimento espontaneamente para desabafar.

Este atendimento é feito presencialmente em um ponto localizado na rodoviária de Porto União, de segunda a sábado das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O espaço físico foi cedido ao União Pró Vida através da Secretaria de Saúde de Porto União.

E também há o atendimento via telefone fixo e WhatsApp que é realizado de segunda a sábado das 8 às 12 horas e das 14 às 22 horas. “Nosso atendimento é gratuito e sigiloso”, coloca o voluntário. Todo o trabalho do projeto é conhecido pelo judiciário dos municípios.

Estatísticas

De setembro de 2017 a junho de 2020 o União Pró Vida realizou 688 atendimentos. Destes atendimentos, 140 pessoas estavam com ideação suicida, sendo quase 20 atendimentos/mês. “É um número que chama atenção”, disse.

Durante o período de isolamento social devido a Covid-19, de março a junho, foi contabilizado um aumentou significativo nos atendimentos. O nível de ansiedade e depressão aumentou proporcionalmente ao período de pandemia.

Divulgação

O projeto sempre está atento as informações e orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Também não tem vínculo com nenhuma entidade religiosa ou política e seu atendimento é feito a qualquer pessoa que necessite.

De acordo com Silva, é importantíssimo que todos os órgãos e entidades participem do projeto dando uma atenção especial para as pessoas que precisam de apoio emocional. “Nosso trabalho é justamente permitir que a pessoa desabafe”, termina.

Serviço

Telefone fixo 42 3523 7217

Whatsapp 42 991381467

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]