Rádio Colmeia Canoinhas registra 16 óbitos por Covid-19, mas número de vítimas é maior do que o oficial » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Canoinhas registra 16 óbitos por Covid-19, mas número de vítimas é maior do que o oficial


2 de dezembro de 2020

Canoinhas registra oficialmente 16 óbitos pelo novo coronavírus. A Central de Covid-19 da Secretaria de Saúde de Canoinhas comparou nesta semana os números municipais com os dados fornecidos pelo Estado.

Além dos 14 falecimentos de canoinhenses no município de Canoinhas, a Secretaria de Estado da Saúde contabiliza para Canoinhas a morte de outras duas pessoas: em 25 de agosto e em 19 de novembro.

O óbito de 25 de agosto é de uma idosa de 65 anos moradora de Canoinhas. Seu falecimento, no entanto, ocorreu em Curitiba/PR. No dia 19 de novembro, outro canoinhense, de 86 anos, morreu na cidade de Campo Alegre.

Oficialmente, portanto, temos 16 óbitos. “E ainda temos casos de outros canoinhenses vítimas do novo coronavírus que não são computados por nós e entram nas estatísticas de outros municípios por residirem há anos em outras cidades”, alerta a secretária de Saúde, Kátia Oliskoswski.

É o caso de pelo menos outros três pacientes que faleceram em outras cidades: em abril um médico pediatra nascido em Canoinhas faleceu em Balneário Camboriú. Em junho, um homem de 58 anos morreu em Jaraguá do Sul e em agosto uma mulher de 59 anos veio a óbito em Florianópolis.

Divulgação

“Independente de números, continuamos trabalhando para salvar vidas. As vítimas da covid são o amor de alguém: são pessoas que deixaram entes e amigos. Desde março temos trabalhado incansavelmente para conter o avanço do novo coronavírus”, garante Katia.

Neste início de semana, Canoinhas ultrapassou os mil casos registrados de Covid-19 no município. “Ressaltamos que a alteração nos números de maneira alguma beneficia financeiramente o município. É falsa a notícia de que Canoinhas recebe mais recurso pela quantidade de mortes ou quantidade de casos registrados. Pelo contrário, quanto mais casos, pior a situação porque temos mais gastos, é mais trabalho no monitoramento e atendimento”, esclarece Kátia.

Temos recebido em média de 150 testes semanais para Covid. Por intermédio da regional de Mafra, estes exames vão para o Lacen. O Município fez a aquisição de 1000 testes rápidos também e está em processo de compra de outros PCRs.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Covid-19: 16 novos casos e 15 recuperados em União da Vitória

União da Vitória obteve 16 novos casos positivos de Covid-19 neste sábado, 16. Também foram registrados mais 15 pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social seguro. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 81 casos ativos […]

Três pessoas ficam feridas em acidente no viaduto de acesso a General Carneiro

Na madrugada desse sábado, 16, por volta das 05h10, um acidente foi registrado na BR 153, no viaduto de acesso a General Carneiro, deixando pelo menos três feridos de acordo com informações. O acidente envolveu um Fiat Linea Essence branco e um I Peugeot 206 Soleil preto, ambos com placas de General Carneiro. As vítimas […]

Meta do Paraná é vacinar 4 milhões de pessoas do grupo de risco até maio

O planejamento do Governo do Estado aponta para a vacinação contra a Covid-19 de aproximadamente 4 milhões de pessoas no Paraná até o fim de maio. Como o processo estadual vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, a tendência é de que a aplicação das doses comece já na próxima […]