Carnaval de muita festa, mas com camisinha » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Carnaval de muita festa, mas com camisinha


3 de fevereiro de 2016

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Não adianta, o Carnaval é um dos feriados mais aguardados do ano. Isso porque a tradição e a alegria da festa contagiam muita gente. Milhares de pessoas mudam as suas rotinas para incluírem nela momentos de descontração. Mas se o carnaval tem o lado positivo, também tem o negativo. É neste período do ano que os índices de acidentes de carro e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) aumentam bastante.

Em relação às DSTs, para se prevenir, basta tomar medidas simples que farão toda a diferença quando esses cinco dias de festa terminarem. E, é por isso que, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória preparam uma ação especial.

De sexta a terça-feira eles visitarão os clubes e locais com aglomeração de pessoas para orientar os foliões e distribuir preservativos. “A gente pretende iniciar esse trabalho às 22 horas e seguir até uma, duas horas da manhã, enfim até o horário que conseguir atender todo esse público”, explica o enfermeiro da Secretaria de Saúde, André Luís Schutze, que coordena a ação.

O objetivo, segundo a Secretaria de Saúde é realizar um trabalho de divulgação e conscientização em todos os locais de festa, com o intuito de prevenir DSTs/Aids e gravidez indesejada. “O foco são, principalmente, os jovens que estão nesses locais, e esperamos alcançar no mínimo 80% desse público”.

O trabalho será realizado pelos agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e estagiários.

Essas mesmas ações já ocorrem nas Unidades de Saúde. Lá também são realizados os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os testes são sigilosos.

Nas Unidades de Saúde é realizada ainda a distribuição de folders informativos. Eles não serão entregues nos clubes, porque a equipe da Secretaria de Saúde entende que é inviável. “Quem vai ler um panfleto em pleno carnaval? Ninguém vai. Só vai poluir o meio ambiente, além de perder muito material”, defende o coordenador do trabalho.

Lembre-se, a forma mais eficaz de se proteger de uma DST é usando camisinha! Então, nunca deixem de usar!

 

Via comunicação Secretaria de Saúde.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]