Casal descobre que enfeite de jardim de mais de cem anos era bomba não detonada do século 19 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Casal descobre que enfeite de jardim de mais de cem anos era bomba não detonada do século 19


9 de dezembro de 2023

Apesar da situação emergencial, os idosos britânicos lamentaram a explosão do artefato: ‘Era um velho amigo’

REPRODUÇÃO/JEFFREY EDWARDS (VIA SKY NEWS)

Um casal descobriu que um aparentemente inofensivo enfeite de jardim era, na verdade, uma bomba do século 19 que ainda não fora detonada. Segundo o atual proprietário da casa, localizada no Reino Unido, a peça estava por lá havia mais de cem anos.

Jeffrey Edwards tem 77 anos e há 41 anos mora na casa com a esposa, Sian. Os donos anteriores do imóvel já tinham dito que o enfeite “estava lá havia décadas”.

Na noite do dia 29, um policial inspecionou a propriedade para o Ministério da Defesa, e no dia seguinte uma equipe do esquadrão antibombas chegou ao local. Informado de que morava próximo de um explosivo perigoso, o casal Edwards “não conseguiu pregar o olho”, como contou em entrevista à BBC.

O casal até sabia como a bomba chegara à propriedade: há mais de cem anos, o antigo dono da casa encontrou um artefato militar não detonado em uma praia, enquanto vendia limonada, e o levou para o quintal, de onde nunca mais saiu.

Na época, a Marinha Real Britânica usava praias vazias da região como campo de treinamento de navios bombardeiros. Como era uma bomba de testes, a carga explosiva era bem menor, mas ainda poderia explodir a qualquer momento.

“[O projétil] era um velho amigo. Lamento muito que o pobre coitado tenha sido feito em pedaços. Estava lá durante duas Guerras Mundiais”, lamentou Jeffrey, em entrevista à BBC.

Em comunicado oficial, o Ministério da Defesa confirmou a remoção da bomba, posteriormente detonada em um local seguro.

Via Hora7

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]