Rádio Colmeia “Casinha da Dengue” leva conscientização às escolas de Porto União » Rádio Colmeia

Escute a rádio

“Casinha da Dengue” leva conscientização às escolas de Porto União


10 de junho de 2021

Imagens: Prefeitura de Porto União

Uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo, Saúde e Educação está gerando frutos na conscientização das crianças no combate à Dengue.

A ideia da Casinha da dengue foi desenvolvida pelo departamento de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde e colocada em prática com doação de uma servidora da Secretaria De Cultura e Turismo. A Secretaria de Educação, percebendo a importância do assunto, proporcionou condições para que as crianças possam participar das atividades.

A casinha consiste em um material lúdico onde as crianças podem manusear e identificar pontos perigosos em uma residência. Também podem ver de perto as larvas e os insetos transmissores da febre amarela, dengue, chikungunya e zika virus.

Patricia Przybysz, Agente de Combate a Endemias e Supervisora do Programa de Controle da Dengue, explicou que a iniciativa de trabalhar com as crianças é importante porque elas replicam o conteúdo aos pais e pessoas mais próximas. Além disso, de tanto ouvirem e entenderem a importância do problema, ao crescerem, o comportamento de atenção aos possíveis criadouros de larvas será natural.

Já o Secretário de Saúde, Marivaldo dos Reis afirma que é muito importante falar sobre os números da dengue a nível estadual e municipal porque é uma forma de mostrar que o problema é real, vem se agravando e embora não vitime tantas pessoas quanto a COVID-19, também mata.

A atividade está sendo desenvolvida nas escolas municipais com crianças até o sexto ano. Os alunos mais velhos estão tendo palestras e recebendo material explicativo. As atividades seguem até dia 13 de agosto.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri estima que safra de inverno será positiva em Santa Catarina

O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) estima que a produção da safra de inverno 2021/22 seja positiva em Santa Catarina, com previsão de aumento de produção em todo o Estado. Só o trigo deve ter um aumento de 55% no total produzido. Aveia, cevada, cebola e alho completam o rol das […]

Cruz Machado programa Horas Máquina abre licitação para contratação de empresas

Foi assinada na manhã desta segunda-feira, 21, a autorização para abertura de processo licitatório para a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de Horas Máquina, destinados para serviços diversos em estradas e propriedade rurais contemplados no “Programa Horas Máquina”, conforme a Lei Municipal n.º 1411/2013, o qual busca o fomento e incentivo à […]

Cras em Casa de Irineópolis desenvolve atividade de reflexão sobre o trabalho infantil

Durante o mês de junho, os participantes do projeto Cras em Casa desenvolvem atividades em família que proporcionaram a reflexão sobre o tema “Trabalho Infantil”. Por meio de ações pedagógicas e recreativas a equipe do Cras buscou envolver o público atendido pelo projeto, sensibilizando a comunidade sobre os riscos que estão expostas as crianças e […]