Uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo, Saúde e Educação está gerando frutos na conscientização das crianças no combate à Dengue.
A ideia da Casinha da dengue foi desenvolvida pelo departamento de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde e colocada em prática com doação de uma servidora da Secretaria De Cultura e Turismo. A Secretaria de Educação, percebendo a importância do assunto, proporcionou condições para que as crianças possam participar das atividades.
A casinha consiste em um material lúdico onde as crianças podem manusear e identificar pontos perigosos em uma residência. Também podem ver de perto as larvas e os insetos transmissores da febre amarela, dengue, chikungunya e zika virus.
Patricia Przybysz, Agente de Combate a Endemias e Supervisora do Programa de Controle da Dengue, explicou que a iniciativa de trabalhar com as crianças é importante porque elas replicam o conteúdo aos pais e pessoas mais próximas. Além disso, de tanto ouvirem e entenderem a importância do problema, ao crescerem, o comportamento de atenção aos possíveis criadouros de larvas será natural.
Já o Secretário de Saúde, Marivaldo dos Reis afirma que é muito importante falar sobre os números da dengue a nível estadual e municipal porque é uma forma de mostrar que o problema é real, vem se agravando e embora não vitime tantas pessoas quanto a COVID-19, também mata.
A atividade está sendo desenvolvida nas escolas municipais com crianças até o sexto ano. Os alunos mais velhos estão tendo palestras e recebendo material explicativo. As atividades seguem até dia 13 de agosto.