Castelinho recebe exposição da Escola Nilo Peçanha

Escute a rádio

Castelinho recebe exposição da Escola Nilo Peçanha


15 de setembro de 2016

Dando continuidade na programação dos 99 anos, da cidade de Porto União, a Casa Cultural Aníbal Khury, (Castelinho), abriu na tarde de terça-feira, 13 de setembro, a Exposição “Paz na Escola” dos alunos da Escola Nilo Peçanha.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Porto União, junto a Escola Nilo Peçanha de Porto União, realizaram na tarde de terça-feira, 13, a abertura de uma exposição denominada “Paz na Escola”, onde alunos fizeram o seu trabalho em sala de aula com o tema Paz. Com está ação finalizada na escola, a instituição solicitou ao poder cultural da cidade um espaço para mostrar para a sociedade.

Com a data agenda e programada como uma ação para os 99 anos, de Porto União, na terça-feira, às 15h, professoras e alunos, estivera na Casa Cultural Aníbal Khury, (Castelinho), fazendo a abertura oficial do evento que ficará por 15 dias para visitação.

Em suas palavras a professora de Artes da Escola Nilo Peçanha, Noeli Zamboni Werle, destacou que o projeto que está para ser visitado foi feito em toda a escola e o principal objetivo foi chamar a atenção dos alunos para a sua “Paz”, e religião. “Na Escola Nilo Peçanha, a diretora Clea Regina Doliski Store, vem ajudando a cada professor a poder fazer as ações em prol de dar um ensino de qualidade para os nossos alunos. Este projeto em si, teve o total apoio da direção, onde trabalhamos com vários temas como religião, escola e paz e com todas as disciplinas e hoje estamos colocando a mostra para a sociedade ver o que os alunos estão apreendendo nos bancos escolares”. Disse a professora.

No evento estiveram quatro alunos que representaram toda a escola e a jovem do Haiane Cunha, do terceiro ano, falou para a reportagem da Rádio Colmeia, do trabalho feito em sala de aula com o tema “Templos Sagrados”, que foi feito estudos como na poesia e ao fim os alunos puderam colocar a sua visão no trabalho com a utilização de vidros como é a “paz” para cada um.

 

 

Já o aluno Juan Oliveira, também do terceiro ano, falou do trabalho que foi utilizar os vidros e explica em detalhes como foi fazer a pesquisa até o desfecho da atividade e agora em exposição no Castelinho.

 

 

Outro trabalho exposto é dos alunos do nono ano, que utilizaram bolas de futebol, vôlei, basquete, para desmontrar como é a paz dentro da escola numa forma de chamar a atenção para o esporte e para o planeta.

O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, não pode se fazer presente, pois já tinha um compromisso ligado a cultura em outra cidade, mas foi representado pelo colaborador Carlos Rodrigues, que leu a carta enviado pelo secretário. Mais tarde em outro evento no mesmo dia o secretário conversou com a reportagem e enfatizou a abertura da Exposição “Paz na Escola”, dos alunos e professores do Nilo Peçanha.

 

 

A diretora da Escola Nilo Peçanha, Clea Regina Doliski Store, parabenizou a professora como os alunos pela exposição e a Secretaria Municipal de Cultura, por abrir o espaço do Castelinho para tal ação e pode lembrar que no ano de 2015, a Escola Nilo Peçanha, também foi bem atendida em poder ter um espaço para mostra para a comunidade o seu trabalho.

 

 

A professora de Artes da Escola Nilo Peçanha, Noeli Zamboni Werle, fez questão de explicara para os ouvintes da Rádio Colmeia, os dois ambientes em visitação para a comunidade.

O primeiro é sobre a utilização dos vidros e a religião. Noeli, disse que foi trabalhada a paz, religião em todas as esferas e como cada aluno vê a sua paz.

 

 

O segundo espaço está o trabalho feito com bolas no teto, onde é possível constatar como se tivesse olhando para o céu e vendo os planetas. Neste trabalho foi utilizada as técnicas de arte e da disciplina do Inglês.

 

 

Serviço:

 

A Exposição “Paz na Escola”, dos alunos da Escola Nilo Peçanha de Porto União, fica na Casa Cultural Aníbal Khury, (Castelinho), por 15 dias e a visitação é de segunda a sexta das 13h às 17h30, com entrada gratuita.

 

Galeria:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]