Rádio Colmeia

Catarata é a principal causa de perda de visão

outubro 30
15:34 2019

Foto: Divulgação

Uma das principais causas de cegueira no mundo, a catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural, cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. A evolução costuma ser lenta e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.

O diagnóstico é feito em consultório, por meio da avaliação oftalmológica. Sintomas como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos, ou ainda a visão dupla, sensibilidade à luz e imagens distorcidas, são alguns sinais de que a visão pode estar comprometida. “Muitos pacientes tem o hábito de achar que é preciso aumentar o grau dos óculos ou iniciar o uso dele, mas em alguns casos o problema não está neste acessório, o problema está na parte interna do olho, está na catarata”, explica a médica oftalmologista, Denise Caon Rahmeier.

O tratamento clínico, como prescrição de óculos, tem efeito transitório. A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata.

A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida. A principal causa da doença é o envelhecimento, mas alguns hábitos podem ocasionar aparição da doença, como tabagismo, diabetes, algumas doenças reumatológicas, entre outras.  “O uso prolongado de colírios a base de corticoides e alguns outros medicamentos e ainda traumas na região dos olhos também podem contribuir com o surgimento da doença, por isso, sempre informe seu médico que tipo de tratamento realizou, por quanto tempo e se já passou por algum tipo de lesão nos olhos”, frisa.

A prevenção:

Foto: Divulgação

Levando em conta a comprovada relação entre radiação solar e catarata, uma das recomendações mais importantes para prevenir ou ao menos atrasar o surgimento da doença é usar óculos escuros. Vale também o alerta para jamais olhar diretamente para o sol.

Não usar colírios sem a devida prescrição médica, especialmente aqueles com corticoides na fórmula, é outra orientação para manter a visão em ordem.

Hábitos saudáveis fazem parte da estratégia de prevenção e um deles é não fumar e manter um cardápio repleto de vegetais, que proporciona um aporte importante de vitaminas como o betacaroteno, presente na cenoura, por exemplo. No organismo, esse nutriente se transforma em vitamina A, reconhecida por proteger os olhos contra a catarata.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Últimos Cometários

Compreende-se a dificuldade, mas deve-se ter planos para situações futuras semelhantes. Após uma semana sem...

O mesmo aconteceu comigo, em pleno dia de semana as 14h, quando eu voltava da...

Parabéns prefeito! Medidas acertadas, vamos salvar vidas....

Colméia no Facebook