CEJUSC atende homens com o objetivo de diminuir a violência contra a mulher » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

CEJUSC atende homens com o objetivo de diminuir a violência contra a mulher


20 de novembro de 2020

Divulgação

Nesta quarta-feira,18, foi promovido mais um encontro virtual do projeto ‘Viva em Paz’. O objetivo é acolher e trabalhar de forma coletiva e gratuita com atividade reflexiva para indivíduos acusados de praticar violência doméstica. Saindo do foco de qualquer julgamento e alicerçado no compromisso de sigilo, o trabalho é do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória, e funciona de forma virtual.

O objetivo é trabalhar a ressocialização e superação de homens envolvidos nestas situações que participam por determinação judicial. Devido à Covid-19 as reuniões ocorrem por meio virtual e abrem espaço para que todos possam compartilhar histórias, em meio às dinâmicas proposta pela equipe de psicologia. Tudo de forma sigilosa e com a regra clara de ser tratado somente dentro da reunião, num compromisso entre todos.

O Viva em Paz busca proporcionar gratuitamente este espaço de acolhimento e atividade reflexiva coletiva, ofertando ajuda para homens acusados de violência contra a mulher. Sem julgamentos prévios ou até sobre as histórias compartilhadas no grupo. Servindo, também, para trocar ideias e um contribuir com o outro, tendo, principalmente, o foco de evitar novos episódios e proporcionando a boa convivência familiar.

O tema desta semana foi justamente ‘Bem-estar dentro da Família’, inserindo dinâmicas e ouvindo cada um dos acolhidos no projeto. Permitindo que falassem sobre as temáticas desenvolvidas com este foco de ressocialização e superação pessoal. “O objetivo é justamente dar este suporte e acolher, ajudar e trabalhar por uma sociedade melhor para todos”, afirma o coordenador do CEJUSC, juiz Carlos Mattioli. “É sabido que o atendimento contínuo por meio de dinâmicas com viés da psicologia reduz os índices de violência em maior porcentagem do que o processamento criminal ou mesmo a prisão” acrescenta.

Inserir cada um dos presentes, fazendo com que se sintam parte do grupo e tenham o acesso às orientações psicológicas, com atividade reflexiva coletiva que os levem para um novo patamar e evitando novos episódios, são o foco do Viva em Paz. O programa prevê 20 encontros para cada homem participante. Mesmo com a pandemia, restrição de aglomerações e reuniões públicas, o projeto continua funcionando e já atendeu, neste período, 34 homens vinculados a casos denunciados por esposas, companheiras e namoradas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]