Após a constatação de que vários núcleos familiares não tinham como acessar as aulas online, por não ter um aparelho eletrônico que possibilitasse isso ou por não ter um aparelho com qualidade necessária, o CEJUSC e a Vara da Família criaram uma campanha de arrecadação de celulares e notebooks.
O objetivo é de promover a igualdade entre todos os alunos durante as aulas, que devido a pandemia, estão acontecendo online. De acordo com o juiz de direito, Carlos Mattioli, uma quantidade razoável de alunos estavam fazendo as atividades por escrito, sem poder assistir online, tornando muito mais difícil o aprendizado.
Então foi realizada uma busca de celulares e notebooks apreendidos na Vara de Infância e Juventude, para repassar os aparelhos a esses alunos. Assim, também surgiu a ideia de pedir doações a comunidade. A primeira entrega foi pequena, mas após divulgação da campanha, pessoas de São Paulo e de Curitiba também colaboraram, assim como toda a comunidade local se mobilizou. “Houve um grande envolvimento da sociedade local”, disse Mattioli.
Alguns aparelhos precisaram passar por melhorias antes de chegar até o destino final, as mãos dos alunos. Foi aí que o Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) ofertou os serviços do laboratório de tecnologia. Há vários aparelhos ainda sendo preparados e, após, as datas são marcadas.
O CEJUSC está promovendo a cidadania e solidariedade, criando um vínculo com as famílias desses alunos. Antes da entrega acontecer, uma entrevista socioeconômica detalhada, uma avaliação psicológica e uma conversa com as escolas é realizada.
Pessoas interessadas em contribuir podem fazer contato e informar seu endereço que a Vara da Família se predispõe em buscar a doação no local indicado pelo doador. A campanha se estende para os seis municípios atendidos: União da Vitória, General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Porto Vitória e Paula Freitas.
Serviço
WhatsApp (42) 99132-2222
Instagram @rededeajudacejusc
E-mail rededeajudacejusc@gmail.com