O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de União da Vitória, elaborou para esse mês de março, atividades especiais dedicadas as mulheres, devido a data que comemoramos nessa sexta – feira, 08, Dia Internacional da Mulher.
O intuito, é homenagear as mulheres e levar mais informações sobre assuntos que precisam ser destacados, como os índices de violência doméstica no Vale do Iguaçu, e o funcionamento da lei Maria da Penha.
Para debater esses assuntos, foi montado um cronograma de palestras, reuniões e exposições, que foram iniciadas nessa quinta – feira, 07 e vão até o dia 21 de março.
Na quinta – feira, ás 8h30, aconteceu uma palestra com o Juiz de Direito, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, no Instituto Federal do Paraná, abordando o tema: “Violência contra a mulher no Vale do Iguaçu”. Na oportunidade, foi falado sobre os índices de violência doméstica contra a mulher no município, e também, como elas podem agir para sair dos relacionamentos abusivos, pois segundo Mattioli, a denúncia é necessária, mas muitas mulheres não denunciam por medo.
A próxima palestra será realizada na terça – feira, dia 12 de março, ás 11h no Instituto Piamarta de União da Vitoria, com o tema: “O papel dos homens no enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar”. E ainda mesmo dia, ás 15h30, haverá outra palestra juntamente com o Coletivo Mais que Amélias, na sala multiuso do Fórum da Vara da Família, Infância e Juventude, com o tema: “Atendimento de Mulheres, Crianças e Jovens em situação de Vítima por Violência”.
Confira a programação: