Cejusc faz audiência sobre Evasão Escolar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cejusc faz audiência sobre Evasão Escolar


1 de julho de 2019

Foto: Comunicação Cejusc

O “Projeto de Combate à Evasão Escolar” da Vara da Infância e Juventude e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de União da Vitória, realizaram atividades no dia 25 de junho em três momentos distintos, acompanhados do Núcleo Regional de Educação, em prol do retorno e permanência aos bancos escolares.

Pela tarde, no Auditório do Colégio Estadual Túlio de França, foi realizado uma Audiência Pública pelo “Projeto de Combate à Evasão Escolar”, em que familiares e adolescentes foram atendidos pela equipe do Fórum, sendo orientados diretamente de forma individual pelo Juiz de Direito, Carlos Eduardo Mattioli,  com o intuito de agilizarem os encaminhamentos que melhor atendem às especificidades de cada estudante em situação de abandono escolar, assim como de seu núcleo familiar, sendo a maior parte das causas detectadas como de extrema gravidade.

No período vespertino, o Colégio Estadual Barão do Cerro Azul de Cruz Machado recebeu o grupo de orientação do “Projeto Escolar de Pais e Mães,” o qual propicia às famílias com situações de Evasão Escolar, um espaço para reflexões, socialização de experiências e orientações com o objetivo de incentivar e auxiliar a desempenhar o seu papel na superação da Evasão Escolar, além de os orientar em relação a outros desafios da educação familiar, trazidos pelo próprio grupo de familiares. A condução dos trabalhos foi realizada pela equipe de Psicologia do Serviço Auxiliar do Fórum da Infância e Juventude (SAIJ).

A noite, no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEEBJA) de União da Vitória, aconteceu a Audiência Pública de Evasão Escolar destinada ao público de familiares, adolescentes e jovens que frequentam esta modalidade de ensino público, que por algum motivo, abandonaram a escola em uma determinada fase da vida, apresentando assim, formas de intervenções diferenciadas das realizadas com as escolas regulares.

Os alunos e familiares puderam conversar e receber orientações com o Juiz e segundo a Pedagoga Solange Alves Pereira, “o formato busca encontrar caminhos e construir novos percursos para a continuidade dos estudos, na medida em que a escola representa, muitas vezes, a única possibilidade de acesso ao saber sistematizado e, consequentemente, ao exercício da cidadania plena”. O magistrado divulgou ainda uma parceria do Cejusc com o CEEBJA para o desenvolvimento de atividades e oficinas que serão iniciadas no segundo semestre do ano letivo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]