O Juiz da Vara da Família e da Juventude e do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Carlos Eduardo Mattioli, esteve cumprindo agenda oficial nas ações contra Evasão escolar nesta semana nas cidades de Bituruna e General Carneiro.
Nas duas cidades o magistrado se reuniu com sua equipe e realizaram a primeira audiência com pais sobre Evasão Escolar. Vale destacar que as informações da falta do aluno (a) no dia a dia dentro das escolas, são verificadas ao serem feitas as chamadas, sendo que com a confirmação dessas faltas, a direção é comunicada juntamente com o Conselho Tutelar que inicia o trabalho de visitação na residência do aluno.
Com as informações apuradas e a continuação da não presença nos bancos escolares, a rede de proteção é comunicada. Durante o ano o Juiz Carlos Eduardo Mattioli realiza convocações aos pais para comparecerem um uma audiência.
No ano de 2018, estas mesmas ações foram realizadas, sendo possível constatar vários problemas, como bullying, briga dentro da escola ou problemas familiares que afetam o rendimento escolar.
Nas audiências os alunos são ouvidos e podem com segurança, falar para a equipe por qual motivo não estão comparecendo as aulas.
As ações de Evasão Escolar do Cejusc e da Vara da família e Juventude tem apoio das escolas e colégios das cidades de atuação do Fórum de União da Vitória, com parceria junto ao Conselho Tutelar, Secretaria de Educação das cidades, Núcleo Regional de Educação (NRE) e das Prefeituras.
Pais ou alunos que precisam de ajuda sobre esse tema, podem fazer contato com a escola mais próxima de sua casa ou ir ao Fórum da Vara da Família e da Juventude e Cejusc, na rua Professora Amazilia, nº 780, centro de União da Vitória, com horário de visitação das 12h às 18h, ou agendar no telefone: (42) 3523 88 59.