Na tarde desta quinta-feira, 15 de março, o Juiz de Direito Carlos Mattioli recebeu um grupo crianças que participaram da triagem de acuidade visual ofertada no “Projeto Amigos do Povo” do CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania realizado no Bairro Limeira de União da Vitória, no mês de novembro de 2017. Naquela oportunidade, 169 crianças foram triadas em parceria com os estudantes do curso técnico de enfermagem do Colégio Lauro Muller Soares, os quais foram capacitados pelo médico oftalmologista Walbert de Paula e Souza.
Após a triagem mais de 30 crianças foram encaminhadas para consultas oftalmológicas gratuitas realizadas pelos médicos oftalmologistas Walbert de Paula e Souza, Jucélia de Souza, Alysson Kampmann e Wilson Neubauer. Também no “Amigos do Povo” do bairro Limeira Doutor Walbert identificou caso de grave patologia visual. Após constatado risco de perda da visão por laudo médico a questão foi judicializada pelo Promotoria de Justiça, determinando em seguida a Vara da Infância e Juventude a urgente realização de procedimento cirúrgico, ora já realizado com sucesso.
No atendimento realizado no Fórum após receber a prescrição dos óculos as crianças realizaram a medição e escolha da armação, atividade conduzida por Zenilda Bandera, Supervisora da Ótica Lens de Curitiba/PR, do proprietário Fábio Oliveira. O atendimento foi promovido de forma individualizada, podendo as crianças inclusive escolher o modelo de armação de seu gosto, incentivando assim o uso posterior dos óculos que será entregue gratuitamente no prazo de até 30 dias.
Na visita realizada as crianças puderam ainda conhecer o cotidiano de trabalho do Fórum, conversar e tirar dúvidas com o Juiz Carlos Mattioli, o qual ressaltou que esta atividade além de primar pelo direito à saúde das crianças, proporcionará um melhor aprendizado na escola.
Além das parcerias já mencionadas a Vara da Infância e Juventude e o CEJUSC agradecem ainda ao médico Arthur Schaefer, Secretário Geral da Associação Paranaense de Oftalmologia, à Desembargadora Lidia Maejima, que formalizou o convênio com a Associação Oftalmológica por meio do Projeto Criança e Adolescente Protegidos, Tania Mara Scheid Carrilho, Supervisora da Escola Municipal Didio Augusto do Bairro Limeira, a qual acompanhou as crianças na visita, a pedagoga Solange Alves Pereira, do Núcleo Regional de Educação, que recepcionou as crianças no Fórum, e Sandra Leão, Secretária Municipal de Educação pela providência do transporte para o deslocamento das crianças e familiares.