O Centro de Saúde de Porto União é um espaço que atende diversas demandas da população. Hoje o prédio está recebendo intervenções reversíveis para que possa dar atendimento a mais pacientes acometidos pela Covid-19 sem expor os demais usuários.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marivaldo dos Reis, A obra está sendo concluída para melhor atender aos munícipes que precisam de atendimento da Estratégia da Saúde da Família da região central e do interior periférico, que são as localidades do Pintadinho, Lança e Legru, por exemplo.
Além de o espaço novo estar sendo adaptado para essa finalidade, o auditório para treinamentos está sendo preparado para receber pacientes em recuperação da Covid-19 que precisam de fisioterapia. Ele está recebendo as instalações para distribuição de gases medicinais e contará com seis leitos com monitores, bombas de infusão e respiradores. Serão leitos semi-intensivos equipados com ventilação mecânica não invasiva.
Essa estrutura substitui um hospital de campanha em caso de agravamento da situação da pandemia no município onde serão atendidos casos leves e pós-Covid. Os casos de pacientes recuperados que perderam parte da capacidade pulmonar necessitam de fisioterapia que hoje está sendo feita em domicílio. Com a estrutura pronta, esse atendimento poderá ser feito no Centro de Saúde com equipamentos mais eficientes.
O local também está sendo preparado para o isolamento total dos pacientes com suspeita de Covid que precisam ir ao Centro de Saúde para fazer a testagem.
O cuidado com o desperdício está sendo levado em consideração uma vez que toda a estrutura é reversível. Ou seja, quando a pandemia passar, o local volta a ser um centro de treinamentos e auditório.
Ainda no mesmo terreno, dentro de pouco tempo, iniciarão as obras para a construção da central de medicamentos, almoxarifado e garagem.