
Na madrugada desta quinta, um bar na estação de esqui de Crans-Montana, no sudeste da Suíça, pegou fogo após uma explosão. Centenas de pessoas estavam no local, que fazia uma festa de Ano Novo
Segundo o chefe da polícia local, Frédérica Gisler, cerca de 40 pessoas morreram. As vítimas eram de quatro nacionalidades diferentes, disse Gisler durante entrevista coletiva.
Na mesma entrevista, o governador regional, Mathias Reynard, afirmou haver dificuldade de contabilizar os mortos por conta do estado dos corpos — de acordo com relatos, o fogo se espalhou muito rápido pelo estabelecimento, impedindo que pessoas deixassem o local a tempo.
A promotora responsável pelo caso, Beatrice Pillout, afirmou também na entrevista coletiva das autoridades que a identificação dos corpos pode levar semanas.
A polícia ainda não sabe o que causou o incêndio. Pillout afirmou que há “várias hipóteses na mesa”, mas que as investigações ainda determinarão a causa exata. Turistas que estavam no bar levantaram a hipótese de que uma vela de aniversário acessa por uma funcionária do local perto do teto de madeira gerou as chamas.
Questionados sobre suspeitos de iniciar o fogo, as autoridades afirmaram na entrevista que ninguém havia sido preso — a polícia diz achar que o fogo foi acidental e afirma não considerar a hipótese de um ataque ou de incêndio intencional por enquanto.



