As atividades da Casa Familiar Rural (CFR), que atende as cidades e União da Vitória, Porto Vitória e Paula Freitas, tiveram início na manhã dessa segunda-feira, 26 de março, com uma aula inaugural na sede da entidade.
O dia de atividade contou com a presença do alunos da agricultura familiar e de seus pais, que puderam conhecer na pratica as atividades do dia a dia do ensino e as dependências da CFR de União da Vitória, que fica na localidade de São Domingo, na PR 447, que dá acesso ao município de Cruz Machado.
As atividades tiveram início às 9h, com a apresentação das autoridades como o prefeito de União da Vitória, Hilton Santn Roveda, do prefeito de Porto Vitória, Kurt Nielsen Junior, da vice-prefeita de Paula Freitas Ivone Calgarotto, do chefe do Núcleo Regional de educação de União da Vitória, Ricardo José Brugango e da equipe de ação da Casa Familiar Rural.
Em seguida foi entoado o Hino Nacional, e a diretora da Casa Familiar Rural, Daniela, fez um breve relato de como são as ações do CFR e o ensino diferenciado de outras escolas, em que durante uma semana os alunos ficam em casa, e na semana seguinte, voltam para suas propriedades para colocar na prática as atividades do ensino. Daniela destacou que nesse ano, a CFR conta com mais de 48 anos, e agradeceu pelo apoio que a entidade está tendo dos prefeitos da região para o ensino dos jovens da família rural.
O prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, em sua fala, destacou que em muitas regiões do Estado do Paraná a Casa Familiar Rural foi fechada, mas no Sul do Estado os prefeitos sentaram com o Governador Beto Richa, com o chefe da Casa Civil, Valdir Luiz Rossoni, assim como com os demais deputados que representam a região, e fizeram o pedido de que os trabalhos da CFR no Sul do Paraná, sejam tratados com extrema importância.
Para a senhora Ivone Calgarotto a Casa Familiar Rural faz toda a diferença na qualidade do ensino dos jovens. A vice-prefeita destacou que já teve dois sobrinhos que estudaram na CFR.
O chefe do poder executivo de Porto Vitória, Kurt Nielsen Junior, lembrou das dificuldades que há sete anos a Casa Familiar Rural teve em manter as suas portas abertas, e lembrou também, que os prefeitos e a comunidade se uniram para manter esse espaço aberto.
O aluno do terceiro ano, Pedro Neto, fez questão de destacar para a Rádio Colmeia como é o ensino dentro da Casa Familiar Rural de União da Vitória, e da importância que esse espaço tem para ele e seus demais colegas.
O chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, professor Ricardo José Brugnago, fez questão de salientar que em breve a Casa Familiar Rural de União da Vitória, que atende mais duas cidades, terá a sua primeira formatura, dando assim, o primeiro passo na formação de técnicos.
Depois da abertura e do discurso das autoridades, todos foram convidados para tomar um café da manhã feito pelos alunos da Casa Familiar Rural e conhecer a estrutura da entidade. Para finalizar o dia de estudo, teve também uma palestra com a equipe da Emater de União da Vitória.