CFR realiza encontro “Pensando fora da Cuia” » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

CFR realiza encontro “Pensando fora da Cuia”


23 de agosto de 2019

Foto: Casa Familiar Rural

A Casa Familiar Rural (CFR) localizada no São Domingos em União da Vitória, realizou mais um encontro com o objetivo de levar orientação sobre Erva-Mate no Sul do Paraná, na última quarta-feira, 21. O evento técnico da Erva-Mate destacou a potencialização e produção da Erva- Mate, com o tema “Pensando fora da Cuia”.

A programação teve início às 14h com a inscrição dos convidados e logo em seguida, a primeira palestra teve como tema; “Boas Práticas Agrícolas na produção da Erva-Mate sombreada”, com o Engenheiro Florestal, Jonas Bianchin, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Foto: Casa Familiar Rural

A segunda pauta foi com o secretário Municipal de Agricultura de União da Vitória, Nei Kukla, que destacou sobre a “Qualidade biológica do solo”. Depois, o Engenheiro Florestal Jonas Bianchin voltou a palestra para falar sobre a importância da muda com o tema; ” Qualidade de mudas e técnicas de plantio da Erva-Mate”. Logo após, foi debatido o tema; “Prática do plantio da muda de Erva-Mate”.

O encontro organizado pela Casa Familiar Rural terminou com um gostoso café com produtos feitos diretamente da Erva-Mate da região, como bolo, bolacha e outros derivados do ouro verde, como é denominado a folha da Erva-Mate. Um dos apoiadores do evento é o professor e vereador de União da Vitória, Jair Brugnano, que em entrevista à Rádio Colmeia, destacou como esta ação é importante, acompanhe:

 

 

Vale destacar que o município de Cruz Machado é a grande produtora de Erva-Mate sombreada na região da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), e segundo a Secretaria da Agricultura, em 2017 a produção da Erva-Mate foi de um milhão de toneladas, já em 2018, o município produziu 10,5 milhões de quilos de Erva-Mate anuais, e a região centro-sul do Paraná responde por 60% do total da Erva-Mate produzida no Estado.

Foto: Casa Familiar Rural

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]