A Casa Familiar Rural (CFR) localizada no São Domingos em União da Vitória, realizou mais um encontro com o objetivo de levar orientação sobre Erva-Mate no Sul do Paraná, na última quarta-feira, 21. O evento técnico da Erva-Mate destacou a potencialização e produção da Erva- Mate, com o tema “Pensando fora da Cuia”.
A programação teve início às 14h com a inscrição dos convidados e logo em seguida, a primeira palestra teve como tema; “Boas Práticas Agrícolas na produção da Erva-Mate sombreada”, com o Engenheiro Florestal, Jonas Bianchin, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
A segunda pauta foi com o secretário Municipal de Agricultura de União da Vitória, Nei Kukla, que destacou sobre a “Qualidade biológica do solo”. Depois, o Engenheiro Florestal Jonas Bianchin voltou a palestra para falar sobre a importância da muda com o tema; ” Qualidade de mudas e técnicas de plantio da Erva-Mate”. Logo após, foi debatido o tema; “Prática do plantio da muda de Erva-Mate”.
O encontro organizado pela Casa Familiar Rural terminou com um gostoso café com produtos feitos diretamente da Erva-Mate da região, como bolo, bolacha e outros derivados do ouro verde, como é denominado a folha da Erva-Mate. Um dos apoiadores do evento é o professor e vereador de União da Vitória, Jair Brugnano, que em entrevista à Rádio Colmeia, destacou como esta ação é importante, acompanhe:
Vale destacar que o município de Cruz Machado é a grande produtora de Erva-Mate sombreada na região da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), e segundo a Secretaria da Agricultura, em 2017 a produção da Erva-Mate foi de um milhão de toneladas, já em 2018, o município produziu 10,5 milhões de quilos de Erva-Mate anuais, e a região centro-sul do Paraná responde por 60% do total da Erva-Mate produzida no Estado.