A forte chuva que atingiu o interior do Paraná desde a tarde de sexta-feira, 13, até o sábado, 14, gerou sérios problemas no abastecimento de água em pelo menos 21 municípios do estado. Além dos efeitos diretos das chuvas, o calor excessivo também contribuiu para complicações em várias cidades, afetando a coleta, tratamento e distribuição de água.
De acordo com informações da Sanepar, os problemas foram variados, envolvendo falhas mecânicas, falta de energia elétrica e consumo acima do normal. Em Cambé e Cascavel, por exemplo, a queda de energia elétrica na sexta-feira impactou o fornecimento de água. Já em Rondon e Iretama, o calor extremo e o consumo excessivo prejudicaram o abastecimento na mesma data.
No sábado, a situação se agravou em várias localidades devido às chuvas intensas, que causaram desligamentos de energia e enxurradas. Os municípios afetados incluíram Cruzeiro do Sul, Capitão Leônidas Marques, Pato Branco, Boa Vista da Aparecida, General Carneiro, Prudentópolis, Lindoeste, Primeiro de Maio, Arapoto, Bela Vista do Caroba, Cruz Machado, Bituruna, Pitanga, Guairaça e Nova Prata do Iguaçu.
Além desses, Cornélio Procópio, Nova Tebas, Porto União e Siqueira Campos também enfrentaram problemas no abastecimento devido à combinação de calor intenso, consumo elevado e dificuldades operacionais.
Para a segunda-feira, 16, espera-se que as chuvas se concentrem no leste e norte do Paraná, com possibilidade de garoa. No oeste e sudoeste, o sol deve aparecer com maior intensidade, enquanto nas demais áreas, as nuvens ainda devem predominar.
**Via Vvale