
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, confirmou a realização da 3ª Caminhada do Meio-Dia, marcada para o dia 22 de julho, em alusão à Lei Estadual n.º 21.926/2024, que institui o Código da Mulher Paranaense. O evento integra a campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio e ocorrerá simultaneamente em diversos municípios do Estado.
A secretária estadual da Mulher Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou o papel essencial das lideranças religiosas na conscientização e acolhimento das vítimas.
No ano passado, mais de 100 cidades, de todas as regiões do Paraná, aderiram à segunda edição da Caminhada do Meio-Dia. Em Curitiba, mais de 2 mil pessoas se encontraram na Praça Santos Andrade e foram em direção à Boca Maldita.
Em União da Vitória a ação é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, integrando a Campanha Estadual .
“Queremos convidar a todos — sociedade civil, entidades, poder público — para que se unam conosco neste movimento que busca dar voz a todas as mulheres vítimas de violência e mostrar que elas não estão sozinhas”, destaca a secretária de Assistência Social, Magali Rochembach Carneiro.
A concentração está marcada para às 11h30, na Praça Coronel Amazonas, com saída da caminhada ao meio-dia em direção à Praça Alvir Riesemberg. Os organizadores sugerem que os participantes vistam roupas brancas, em sinal de respeito e memória às vítimas de feminicídio.
Em Cruz Machado a concentração será na Praça Central, com início às 11h30, seguindo até em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, tambem é sugerido aos participantes vestirem roupas brancas.
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído pela Lei nº 19.873/2019, sancionada pelo governador Ratinho Junior, em memória da advogada Tatiane Spitzner, assassinada em 2018 na cidade de Guarapuava. Desde então, o 22 de julho tornou-se símbolo de mobilização em todo o estado.
Em União da Vitória, a data também é reconhecida por lei municipal: a Lei nº 4.847/2019 institui oficialmente o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, reforçando o compromisso local com a luta contra esse tipo de violência.



