Na noite de segunda-feira, 2 de maio, os vereadores de União da Vitória, votaram no projeto de Lei n° 26/2016, que “Dispõe sobre a seleção de resíduos sólidos urbanos em sacolas plásticas distribuídas por estabelecimentos comerciais, institui sobre a padronização e especificação das sacolas e dá outras providencias”. Em um resumo geral, a Lei da sacola laranja.
A sessão da Câmara de Vereadores da cidade de União da Vitória, foi realizada na noite de segunda-feira, 2 de maio. Teve em pauta, o tema mais discutido em rodas de chimarrão, entre alunos e em especial, entre os defensores do meio ambiente. Os 13 vereadores colocaram em discussão e votação final o projeto de lei nº 26/2016, que coloca em vigor a lei da sacola laranja em União da Vitória.
O projeto em si, tem como objetivo, que os mercados da cidade ao fazer a entrega das compras ao consumidor, coloquem os produtos em sacolas da cor laranja, que servira para que o trabalho da coleta de lixo reciclável no município tenha sucesso.
Na atual administração foi criado a Coopertrage, que é uma associação em que as pessoas fazem o trabalho da coleta de lixo reciclável em União da Vitória, e no final da tarde, um caminhão da entidade faz a coleta do material que é enviado para um deposito de separação. No inicio, a Prefeitura teve a parceria de empresas que doaram sacolas da cor laranja, mas com o passar do tempo, a doação dos sacos não foi mais feito e o projeto teve sua decadência no objetivo de recolher material reciclável.
Na sessão de segunda-feira, os vereadores discutiram o novo projeto. As empresas passariam a distribuir sacolas laranja, e o morador deverá colocar todo o material reciclável neste saco. Até ai tudo bem, mas o que chama a atenção do projeto de Lei, é que quem não colocar vai ser multado no valor de R$50,00 até R$ 500,000.
Dos 13 vereadores de União da Vitória, sete votaram a favor do projeto, e da multa ao morador que não usar a sacola laranja. Cinco vereadores votaram contra o projeto no que se diz respeito à cobrança. Vale destacar que os vereadores que votaram contra o projeto de Lei 26/2016, não são contra o trabalho de conscientização ao meio ambiente, mas sim contra a população pagar uma multa, pois o povo já paga muito imposto.
Voto a favor da multa
Altair Lourenço de Souza;
Altamir Moreira de Castilho;
Carlos Romeu Bueno;
Carlos Humberto Topolski;
Gilmar Jarentchuk;
Luilson Schwartz;
Ziliotto Daldin;
Waldir Luiz Cortellini
Voto contra a multa
Valdecir José Ratko;
Daniel Fernando Rocha;
Mario Lúcio Pereira Ferreira;
Julio Adilson Pires;
Ricardo Adriano Sass;
Na manhã desta quarta-feira, 04 de maio, o jornalismo da Rádio Colmeia esteve na Câmara de Vereadores de União da Vitória, e conversou com dois vereadores, o Valdecir José Ratko e o Mario Lúcio Pereira Ferreira. Ambos votaram contra o projeto e explicaram o motivo de dizer “não”.
Com a palavra o vereador Valdecir José Ratko.
Com a palavra o vereador Mario Lúcio Pereira Ferreira.
O projeto aprovado foi enviado para a Prefeitura, onde espera pela assinatura do prefeito Pedro Ivo Ilkiu (PT) para ter validade.