COGEMATE realiza reunião ordinária e debate sobre reestruturação e ampliação da área de abrangência » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

COGEMATE realiza reunião ordinária e debate sobre reestruturação e ampliação da área de abrangência


14 de agosto de 2023

Por meio da AMSULPAR, o Conselho Gestor da Erva Mate – COGEMATE, realizou uma reunião ordinária na quinta-feira (10) para debater sobre a reestruturação do conselho e da ampliação da área de abrangência.

A reunião foi realizada no SENAC de União da Vitória e foi comandado pelo presidente do COGEMATE, Nei Kukla, o qual explanou sobre o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos e quais as estratégias para buscar avanços consideráveis no setor da erva-mate.

Na oportunidade, também foi debatido sobre a possibilidade de ampliar a área de abrangência, fortalecendo ainda mais o Conselho. “Temos solicitações de outras regiões querendo fazer parte do Conselho e estamos avaliando com a intenção de ampliar a abrangência do COGEMATE e representar ainda mais a cadeia produtiva do setor, buscando o fomento através de políticas públicas e assistência técnica”, destacou o presidente Nei Kukla.

“Muito provável que o COGEMATE ultrapasse a barreira de somente um Conselho Gestor e passe para uma organização que possa buscar pleitear recursos através de projetos, em prol do desenvolvimento do setor”, completou.

O COGEMATE vem organizando a cadeia produtiva em políticas públicas, inovação, pesquisas, cultura, turismo e desenvolvimento, visando tornar a região à maior produtora do Estado do Paraná, bem como se tornar uma referência no Brasil.

PRESENÇAS: Eduardo Mercado (SENAR-PR); Rubens Costa (IDR-PR); Éverton Giotti (Ervateira Giotti); Sidnei Cieslak (SEAB); Marcelo Schlenert (Secretário de Agricultura de União da Vitória); Patrícia Bortolini (IFPR); Jair Mello (IDR-PR); Amauri Pinto (IDR-PR); Carla Mikolaiewski (Associação Vale do Mate) e Angela Novakowski (SENAC).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara aprova imposto para compras internacionais de até US$ 50

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 28, a cobrança de taxa para produtos que custam até US$ 50 comprados em sites internacionais. Esses produtos são bastante comuns em sites como Shein e Aliexpress. A medida foi incluída dentro do Projeto de Lei 914/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), destinado ao desenvolvimento […]

Concessionária anuncia aumento no preço do pedágio entre PR e SC; veja valores

As cinco praças de pedágio das rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR e BR-101/SC, no trecho entre Curitiba/PR e Palhoça/SC e que estão sob concessão da concessionária Arteris Litoral Sul, terão suas tarifas reajustadas a partir da zero hora desta quarta-feira, 29, conforme Deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nº 133/2024 publicada no Diário […]

Porto União realizou 6ª Conferência Municipal das Cidades

O evento teve como objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias Na tarde desta terça-feira, 28, aconteceu a 6ª Conferência Nacional das Cidades, no auditório do SENAC de Porto União, na Avenida Getúlio Vargas. A conferência teve como tema “Constituir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, Caminhos […]