Colaboradores da Uniguaçu participam da 12ª SIPAT » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Colaboradores da Uniguaçu participam da 12ª SIPAT


3 de fevereiro de 2020

Foto: Comunicação Uniguaçu

Paralelo a 28ª Semana Pedagógica, ocorreu entre os dias 28 a 30 de janeiro a 12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Uniguaçu. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é formada por colaboradores da Instituição e tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a prevenção da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Pensando nisso, o tema deste ano foi voltado à Saúde em Tempos Modernos.

O Pró-Reitor de Planejamento e Administração, professor Hilton Tomal, deu as boas-vindas a todos e falou um pouco sobre a importância da SIPAT para todos os colaboradores, professores e estagiários, deixando claro que todos estão inseridos nesse processo dinâmico, que é o processo de ensino.

O Superintendente das Coligadas UB, professor Edson Aires da Silva, realizou a abertura oficial do evento mostrando a preocupação da Instituição para dar uma boa condição de trabalho para todos. “Estamos cada vez mais alcançando melhores índices e resultados, por isso nós sabemos que não é o que fazemos, mas sim como fazemos. São as pessoas que fazem as coisas acontecerem e por isso é importante trabalharmos em um ambiente agradável, onde estamos felizes.” Ele ainda falou sobre a necessidade de mudanças e que todas elas vêm pensando no bem-estar geral, para trazer melhores resultados, dinamismo, ótimos conceitos e ainda mais qualidade de ensino.

Dando continuidade, a coordenadora do curso de Psicologia, professora Guidie Elleine Nedochetko Rucinski, realizou uma palestra com o tema “Sozinho? Eu? Jamais! Eu tenho meu celular! As tecnologias a serviço das psicopatologias”, que teve como foco o mau uso do smartphone e a dependência que ele causa nas pessoas.

Ela abordou diversos fatores que podem surgir com o uso abusivo do celular como: dificuldade de relacionamento, falta de diálogo, distanciamento, depressão, ansiedade, insegurança, afetando também o sono, entre outros. Por isso a importância de saber interpretar quando é necessário diminuir o uso da tecnologia, dando prioridade às relações pessoais para melhorar a saúde mental.

Já na tarde da quarta-feira, 29, a palestra realizada no Salão Nobre Prof. Dr. Wilson Ramos Filho teve como tema “Saúde Vocal: Aprendendo a cuidar da sua voz”, onde a Fonoaudióloga Sabrina Cardoso abordou como devem ser feitos os cuidados com a voz, a utilização correta, o descanso, os alimentos que ajudam e principalmente o uso diário e constante da água.

Finalizando a 12ª SIPAT da Uniguaçu, na tarde da quinta-feira, 30, os colaboradores tiveram uma breve explanação sobre os acidentes domésticos com eletricidade com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Fábio Passos Guimarães. Ele explicou que ao manusear equipamentos elétricos é importante prestar muita atenção para que não ocorram choques elétricos ou qualquer tipo de acidentes domésticos.

Os membros da CIPA trouxeram também o Terapeuta Holístico, Celso Senff Junior, que falou sobre as “Técnicas de Relaxamento, aprendendo a cuidar do corpo e da mente”. Ele realizou técnicas de relaxamento, trazendo experiências de consciência do próprio eu, fazendo com que todos observassem a própria respiração e de todo o corpo.

Durante esta semana os colaboradores puderam aprender mais sobre a importância do comportamento seguro e de estar em dia com sua saúde física e mental, construindo a cada dia uma Uniguaçu ainda mais segura.

O Presidente da CIPA, Stanley Robert Thiel Junior, explica que a SIPAT deste ano foi organizada pelas duas gestões da CIPA, a de 2019 e 2020. “Escolhemos o tema Saúde em Tempos Modernos com o objetivo de trazer temas atuais, voltados para as diversas áreas de atuação de nossos profissionais”.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]