Rádio Colmeia Colégio do Campo Helena Kolody, adere ao Programa Paraná Mais Verde » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Colégio do Campo Helena Kolody, adere ao Programa Paraná Mais Verde


24 de setembro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Segunda-feira, 23 de setembro, é um dia muito especial para os estudantes do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody de Cruz Machado, Paraná.

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promoveram o plantio de árvores nas instituições de ensino paranaenses, a fim de conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação ambiental.

A ação se trata do marco inicial do Programa Paraná Mais Verde, encabeçado pela Secretaria do Estado, do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em parceria com as demais pastas do Estado.

A iniciativa tem o objetivo, de realizar implantação de viveiros municipais e hortas comunitárias, o plantio de árvores nativas e a rearborização urbana.

Segundo a diretora do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody (Adriana Niendicker). “Os alunos estão aprendendo a cuidar da escola e do meio ambiente que também é nosso, e se cada um fazer a sua parte, nós teremos não só uma escola bonita, mas um lagar mais aconchegante, com menos desmatamentos e um ar mais puro”.

“Professores e alunos da escola do campo estão construindo aos poucos uma escola capaz de mudar suas vidas, pois o campo é um território educativo, de produção, de solidariedade e de identidade cultural, é uma modalidade de ensino que contribui para o desenvolvimento da sociedade e que necessita de estudos constantes”, enfatiza a Professora Adriana.

Para Johnny Otto, Assessor Geral da Administração. “Esta proposta de educação, denominada de “Educação do Campo”, é parte complementar de um projeto social mais amplo que objetiva também o direito à terra, à moradia, à justiça social, à saúde e a sobrevivência da população do campo, nos conduz a perceber a necessidade e a urgência de uma educação escolar que respeite, valorize e se aproprie dos saberes culturais dos alunos e da comunidade local, como parte integrante do projeto pedagógico da escola, notadamente da prática educativa, da formação de alunos e professores”.

A educação no campo, quando bem trabalhada, proporciona uma formação para a cidadania, propícia ao educando uma educação vinculada a cultura, atendendo as suas necessidades humanas e sociais, pois as escolas do campo ensinam fazendo a ligação da teoria e a prática, valorizando e melhorando o meio rural e a vida destes alunos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Jovem de 18 anos morador de General Carneiro está desaparecido

O jovem de 18 anos, morador de General Carneiro, João Carlos Major, está desaparecido há uma semana. De acordo com informações, o rapaz é deficiente auditivo e não se comunica bem utilizando libras. João foi visto pela última vez na BR 476, sentido Lapa. Qualquer informação pode ser repassada no 190 a Polícia Militar.

Cruz Machado confirma 15 novos casos e três recuperados da Covid-19

Nesta quarta-feira, 3, o município de Cruz Machado registrou 15 novos casos de Covid-19 e três pacientes recuperados. As informações foram divulgadas por meio do boletim epidemiológico emitido pela secretaria de Saúde. Agora a cidade tem um total de 335 casos confirmados. Destes, 271 estão recuperados, 61 seguem ativos com cinco pacientes internados na enfermaria, […]

Compra de vacinas e descontos em Tributos são discutidos entre prefeito e vereadores em UVA

Vereadores de União da Vitória estiveram presentes na Prefeitura Municipal de União da Vitória solicitando e discutindo algumas ações concretas em relação ao decreto estadual que priva alguns comerciantes de abrirem seus negócios. Entre as propostas solicitadas e discutidas com o prefeito Bachir Abbas e seus secretários se destacam: Aquisição das vacinas através de consórcio. […]