Com homicídios em queda, 77% das cidades catarinenses não registram mortes violentas no primeiro trimestre » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Com homicídios em queda, 77% das cidades catarinenses não registram mortes violentas no primeiro trimestre


19 de abril de 2022

As mortes violentas estão em queda em Santa Catarina. No primeiro trimestre de 2022, a redução no número de homicídios foi de 16% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre as 295 cidades catarinenses, 226 não tiveram registro de assassinatos. O número representa 77% do total.

O governador Carlos Moisés observa que mesmo com o aumento da circulação de pessoas nas ruas neste ano, a criminalidade violenta está em queda. Ele lembra que, durante o primeiro trimestre de 2021, o estado sofria com um dos piores momentos da pandemia de Covid-19. Por conta disso, ele ressalta o trabalho realizado pelas forças de segurança catarinenses.

“Eu costumo dizer – e os números provam isso – que nós temos as melhores polícias do Brasil. As mortes violentas caíram de forma paulatina desde que assumimos o Governo do Estado, em 2019. Isso é fruto do trabalho dos nossos agentes, que foram valorizados com a entrega de novos equipamentos, o que lhes garantiu mais qualidade para desempenhar o serviço policial”, afirma o governador.

O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Giovani Eduardo Adriano, destaca que o trabalho coordenado das forças de segurança tem mostrado resultados para a sociedade. Ele lembra que, no último ano, Santa Catarina já teve a menor taxa de homicídios da série histórica, iniciada em 2008.

“Queremos seguir reduzindo esses números. Desde a criação do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, as nossas instituições trabalham de forma integrada. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica estão de mãos dadas. Fazemos reuniões semanais para acompanhar os nossos índices e fazer as correções necessárias. Esse é um modelo de excelência, que outros estados já estão buscando copiar”, afirma Giovani.

O presidente do Colegiado ainda acrescenta o investimento histórico feito na Segurança Pública pela atual gestão. No total, serão aplicados R$ 343 milhões pelo Programa SC Mais Segura. “O investimento já está em andamento e com isso podemos aprimorar nossa inteligência e nos tornar mais eficientes no combate ostensivo à criminalidade e na proteção do cidadão”, explica.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]