Com ventos de até 80km/h novo ciclone se aproxima da região Sul » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Com ventos de até 80km/h novo ciclone se aproxima da região Sul


6 de julho de 2020

Governo Paraná

Lizandro Jacóbsem, meteorologista do Simepar, afirmou em entrevista que um novo ciclone pode atingir o Paraná ainda nesta semana. Uma nova frente fria, acompanhada de ventos que podem chegar a 80km/h se aproxima da região Sul do país, podendo atingir novamente os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que no fenômeno ocorrido no dia 30 de junho, foram os mais afetados.

De acordo com Jacóbsem, desta vez pode ocorrer com menos força, entretanto, ainda pode causar danos. Segundo uma nota emitida pela Defesa Civil de Santa Catarina, a formação do fenômeno tropical pode ocorrer de terça-feira, 06, para quarta-feira,07 de julho. Pode provocar rajadas de vento de intensidade moderada na porção Oeste, planalto Norte, planalto Sul e Litoral Sul.

“No evento da semana passada, as rajadas de vento passaram de 100 km/h e, nesta semana, devemos ter ventos na faixa de até 80 km/h, que apesar de mais fracos são também fortes e podem causar danos”, explicou o meteorologista.

Como forma de prevenção, a população pode se cadastrar gratuitamente para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil do Paraná, para isso, é necessário somente mandar uma mensagem de texto com o CEP de sua residência para o número 40199.  

O QUE É :

 Os ciclones extratropicais são resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica que se forma sobre o oceano e se aprofunda na superfície. O desta semana vem associado de duas frentes: uma fria, que atinge o Estado, e outra quente, que se desloca para o oceano. “Esses fenômenos acontecem todo ano e são mais fortes nesta época”, afirma , Reinaldo Kneib, também meteorologista do Simepar.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]