Começa coleta de amostras para Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Começa coleta de amostras para Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense


13 de julho de 2023

Participação é gratuita e podem participar produtores de 13 cidades da região

Foto: Arquivo/IFSC Canoinhas

Está aberto o prazo de inscrições e coleta de amostras para o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense 2023. A coleta das amostras (duas garrafas de 750ml por inscrição) será realizada por extensionistas da Epagri até 31 de agosto.

O concurso tem quatro categorias: vinho de mesa tinto, vinho de mesa branco, vinho de mesa rosé e suco de uva tinto. Cada produtor poderá inscrever quantos amostras quiser, inclusive na mesma categoria ou de safras diferentes. 

Para se inscrever, o produtor precisa ter elaborado um mínimo de 50 litros na categoria desejada. É importante lembrar que o produtor de vinho ou suco não precisa, necessariamente, ser o produtor da uva, o que viabiliza a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais.

A participação é gratuita, e podem participar produtores de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras. 

Em sua quinta edição, o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense é realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC em parceria com a Epagri e a Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O REGULAMENTO

As análises sensorial e físico-química das amostras estão programadas para setembro. A seleção dos três melhores de cada categoria será feita por uma equipe de especialistas em vinhos, como sommeliers, enólogos e engenheiros agrônomos. O resultado será divulgado no dia 30 de setembro, durante o Encontro Regional da Cultura da Videira.

Ao final do concurso, todos os produtores participantes receberão laudo físico-químico das amostras apresentadas, relatórios individuais com os comentários dos jurados sobre os valores obtidos (se estão de acordo com a legislação e os índices considerados ideais) e recomendações técnicas para qualificar ainda mais a produção.

**Via JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Informe Epidemiológico mostra que casos de dengue e chikungunya vêm aumentando em Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), divulgou o mais recente Informe Epidemiológico, com dados até 7 de abril. Nas últimas semanas, o número de casos de dengue e chikungunya vem aumentando no estado. Por isso, segue o alerta já que nos próximos meses, quando começar a […]

Lei que moderniza licenciamento ambiental começa a valer no Paraná; confira o que muda

O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (11) o Decreto Estadual nº 9.541/2025 , que regulamenta a Lei Estadual nº 22.252/2024, marco legal que moderniza os processos de licenciamento ambiental no Paraná. A nova legislação tem como foco principal reforçar a proteção ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, oferecer diretrizes mais claras e eficientes para o […]

4ª Osterbaumfest inicia nesta sexta-feira em Porto União

Em sua quarta edição a Osterbaumfest inicia nesta sexta-feira, 11, em Porto União. Organizada pelo Instituo Grünenwald, a festa tem o apoio da Rádio Colmeia, Prefeitura de Porto União, Grupo de Caminhadas Porto União da Vitória, Senac e Stiegler Bike Shop. A programação está recheada de atividades para todas as idades e gostos. Confira abaixo […]