Começa coleta de amostras para Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Começa coleta de amostras para Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense


13 de julho de 2023

Participação é gratuita e podem participar produtores de 13 cidades da região

Foto: Arquivo/IFSC Canoinhas

Está aberto o prazo de inscrições e coleta de amostras para o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense 2023. A coleta das amostras (duas garrafas de 750ml por inscrição) será realizada por extensionistas da Epagri até 31 de agosto.

O concurso tem quatro categorias: vinho de mesa tinto, vinho de mesa branco, vinho de mesa rosé e suco de uva tinto. Cada produtor poderá inscrever quantos amostras quiser, inclusive na mesma categoria ou de safras diferentes. 

Para se inscrever, o produtor precisa ter elaborado um mínimo de 50 litros na categoria desejada. É importante lembrar que o produtor de vinho ou suco não precisa, necessariamente, ser o produtor da uva, o que viabiliza a participação dos produtores urbanos e vinícolas artesanais.

A participação é gratuita, e podem participar produtores de Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras. 

Em sua quinta edição, o Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense é realizado pelo Câmpus Canoinhas do IFSC em parceria com a Epagri e a Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O REGULAMENTO

As análises sensorial e físico-química das amostras estão programadas para setembro. A seleção dos três melhores de cada categoria será feita por uma equipe de especialistas em vinhos, como sommeliers, enólogos e engenheiros agrônomos. O resultado será divulgado no dia 30 de setembro, durante o Encontro Regional da Cultura da Videira.

Ao final do concurso, todos os produtores participantes receberão laudo físico-químico das amostras apresentadas, relatórios individuais com os comentários dos jurados sobre os valores obtidos (se estão de acordo com a legislação e os índices considerados ideais) e recomendações técnicas para qualificar ainda mais a produção.

**Via JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]