
As Secretarias de Estado da Saúde do Paraná e de Santa Catarina realizam a partir de segunda-feira, até 31 de outubro, a Campanha Estadual de Multivacinação dos dois estados, voltada para a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, para a intensificação da imunização contra sarampo e febre amarela em pessoas com até 59 anos e, também, a resgatar a vacinação contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos. O Dia D de mobilização será 18 de outubro em todos os municípios do Paraná.
A iniciativa segue orientação do Ministério da Saúde e busca elevar as coberturas vacinais, ampliar o acesso da população à vacinação e reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças como o sarampo. Crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta vacinal; indivíduos até 59 anos que não tenham registro de vacina contra sarampo e/ou febre amarela; adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV.
Segundo o secretário de Saúde Beto Preto “A intensificação da vacinação é fundamental para enfrentar risco de reintrodução do sarampo, já que Paraguai e Argentina registram casos ativos da doença e outros estados brasileiros identificaram casos importados”.
E pro lado de Santa Catarina lado A SES (Secretaria de Estado da Saúde) e municípios de Santa Catarina tambem iniciam na segunda-feira (6) uma nova campanha para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A iniciativa vai até o fim do mês e o Dia D tambem será em 18 de outubro, quando os postos de saúde ficarão abertos para atender a população.
Durante a campanha, todas as salas de vacinação dos municípios estarão disponíveis para avaliar a situação vacinal e aplicar as doses em atraso, seguindo o calendário nacional. Entre os imunizantes oferecidos estão vacinas contra poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite e HPV.
A gerente de Imunização da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), Arieli Fialho, afirma que a campanha é uma oportunidade para retomar a cobertura vacinal.



