Comerciantes do Paraná devem regularizar cadastro no programa Comida Boa » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Comerciantes do Paraná devem regularizar cadastro no programa Comida Boa


15 de setembro de 2020

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Milhares de estabelecimentos comerciais do Estado participaram do programa Comida Boa, que se encerrou em 07 de agosto, movimentando R$ 113 milhões e ajudando pessoas economicamente vulneráveis a comprarem alimentos. No entanto, alguns mercados, apesar de terem se cadastrado como pessoa jurídica, indicaram conta corrente de pessoa física, o que impossibilita o pagamento.

Para que não haja incompatibilidade nas informações bancárias, os comerciantes precisam providenciar conta corrente em nome da pessoa jurídica, constando o mesmo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) utilizado para se habilitar no Comida Boa.

O alerta é da Controladoria-Geral do Estado, que também solicita que o cadastro seja devidamente preenchido por meio do site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, na aba Informações para os Comerciantes, até o dia 25 de setembro.

Segundo o órgão de controle estadual, como o Decreto 4570/20, que regulamentou o programa, exigia, no parágrafo 2.º do artigo 7.º, a declaração do CNPJ como uma das cláusulas para participação, o pagamento devido não pode ser depositado em cadastro diferente.  “O Governo do Estado não poderá pagar os comerciantes que não atenderem a essa exigência, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade fiscal”, explicou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.

De acordo com o decreto, a Secretaria da Agricultura tem 90 dias depois de concluído o programa para prestar contas ao Conselho Consultivo de Acompanhamento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná (Fecop/PR).

“É preciso ter o cadastro de todos os estabelecimentos comerciais regularizado o mais rápido possível”, reforçou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Além de ter colocado um pouco mais de comida na mesa de 786,6 mil famílias, o programa também foi pensado para ajudar os comerciantes neste momento de pandemia, e esse objetivo somente será conseguido se o cadastro estiver correto.”

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra de R$ 7,877 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. Esta é a primeira vez, desde agosto de 2021, que a bandeira mais cara do sistema criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) […]

Hussein Bakri segue internado em União da Vitória

Pelo segundo dia, o deputado estadual Hussein Bakri segue internado no Hospital Regional São Camilo, em União da Vitória. Bakri teve um quadro de diverticulite. De acordo com sua assessoria ele está medicado e em observação, ainda sem previsão de alta. Diverticulite O que é? Diverticulite é uma inflamação na parede interna do intestino. Ela […]

Clube de Ciências da Unespar abre agenda para escolas da região de União da Vitória

O Clube de Ciências do campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), projeto de extensão coordenado pela Profa. Dra. Carla Lorscheider, do Colegiado de Ciências Biológicas, está com inscrições abertas para escolas da região. O calendário conta com datas em outubro e em novembro, que são limitadas e reservadas por ordem […]