Comissão de Educação da Alesc aprova Universidade Gratuita só para ensino presencial » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Comissão de Educação da Alesc aprova Universidade Gratuita só para ensino presencial


19 de dezembro de 2023

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 18, a Comissão de Educação e Desporto (CED) da Assembleia Legislativa aprovou a tramitação do Projeto de Lei n.º 414/2023, de autoria de Napoleão Bernardes (PSD), que restringe o acesso aos recursos do Programa Universidade Gratuita aos estudantes que frequentam o ensino presencial.

“Há vários estudos recentes demonstrando a diferença dos resultados obtidos pelos profissionais com formação em cursos presenciais daqueles formados na modalidade à distância”, pontuou Luciane Carminatti (PT), que relatou a matéria na comissão.

A deputada informou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) constatou que os alunos de cursos presenciais alcançaram no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 notas superiores às obtidas pelos estudantes do ensino à distância.

Carminatti ainda informou que no caso do projeto de lei ser aprovado em plenário, os estudantes da modalidade à distância (EAD) já beneficiados por bolsas não serão prejudicados, uma vez que a lei não retroagirá seus efeitos.

Ivan Naatz (PL) apoiou a relatora.

“Acompanho o posicionamento construído na Casa, porque a medida mais salutar a se fazer neste momento é deixar a verba pública para quem está no ensino presencial”, justificou Naatz.

A CED também aprovou a tramitação de matéria correlata contida no Projeto de Lei Complementar (PLC) n.º 30/2023, também de Napoleão Bernardes, que modifica a LC 831/2023, que criou o Universidade Gratuita, para limitar a concessão de bolsas para os estudantes do ensino presencial.

A Comissão de Educação e Desporto continuará com a reunião extraordinária aberta até a manhã desta terça-feira, 19, quando outros projetos que tramitam na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) possam ser apreciados antes da sessão ordinária do Parlamento barriga-verde.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória recebe The Big Circus um dos maiores circos do Brasil em Março

Globo da morte e o Mundo dos Dinossauros prometem encantar o público de União da Vitória e Porto União Em Março, dia 01, às 20h30, o The Big Circus estreia pela primeira vez em União da Vitória, no campo do São Bernardo Futebol Clube (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto) com uma atração especial: o […]

Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição

A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de alimento que pode ser uma solução para a fome e a desnutrição no mundo: o “arroz de carne”. A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com […]

Reconstrução da BR 476 em debate no Sul do Paraná

A reconstrução da BR 476 está em debate nessa semana. A rodovia está em condições ruins há muitos anos e diversos acidentes já foram contabilizados infelizmente. Você acompanha agora a entrevista com o Deputado Estadual Hussein Bakri, um dos representantes da região da Amsulpar, que fala sobre o que está sendo feito. O Deputado Federal […]