Comissão de Educação da Alesc aprova Universidade Gratuita só para ensino presencial » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Comissão de Educação da Alesc aprova Universidade Gratuita só para ensino presencial


19 de dezembro de 2023

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 18, a Comissão de Educação e Desporto (CED) da Assembleia Legislativa aprovou a tramitação do Projeto de Lei n.º 414/2023, de autoria de Napoleão Bernardes (PSD), que restringe o acesso aos recursos do Programa Universidade Gratuita aos estudantes que frequentam o ensino presencial.

“Há vários estudos recentes demonstrando a diferença dos resultados obtidos pelos profissionais com formação em cursos presenciais daqueles formados na modalidade à distância”, pontuou Luciane Carminatti (PT), que relatou a matéria na comissão.

A deputada informou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) constatou que os alunos de cursos presenciais alcançaram no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 notas superiores às obtidas pelos estudantes do ensino à distância.

Carminatti ainda informou que no caso do projeto de lei ser aprovado em plenário, os estudantes da modalidade à distância (EAD) já beneficiados por bolsas não serão prejudicados, uma vez que a lei não retroagirá seus efeitos.

Ivan Naatz (PL) apoiou a relatora.

“Acompanho o posicionamento construído na Casa, porque a medida mais salutar a se fazer neste momento é deixar a verba pública para quem está no ensino presencial”, justificou Naatz.

A CED também aprovou a tramitação de matéria correlata contida no Projeto de Lei Complementar (PLC) n.º 30/2023, também de Napoleão Bernardes, que modifica a LC 831/2023, que criou o Universidade Gratuita, para limitar a concessão de bolsas para os estudantes do ensino presencial.

A Comissão de Educação e Desporto continuará com a reunião extraordinária aberta até a manhã desta terça-feira, 19, quando outros projetos que tramitam na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) possam ser apreciados antes da sessão ordinária do Parlamento barriga-verde.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]