Comissão de Impeachment é definida na Assembleia Legislativa de Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Comissão de Impeachment é definida na Assembleia Legislativa de Santa Catarina


29 de agosto de 2020

Foto: Agência ALESC

Na terça-feira, 25 de agosto, foram votados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), a homologação dos nove nomes que compõe a comissão para o impeachment do Governador Carlos Moisés. Essa comissão deve analisar a acusação e a defesa até o dia 16 de setembro, e apresentar um relatório que será votado em plenário.

A comissão foi proporcional ao número de deputados por partido. O deputado Maurício Eskudlark foi indicado pelo Partido Liberal (PL) para compor o comitê, que foi aprovado por 32 votos a favor, cinco contra, uma abstenção do presidente da Assembleia, Julio Garcia, e duas ausências.

Na quinta-feira, 27 de agosto, foi votado em eleição o presidente, vice e relator desta comissão. O deputado João Amorim foi indicado como presidente, Maurício Eskudlark como vice e Luís Fernando Vampiro como redator.

A partir do dia 2 de setembro, a defesa terá o prazo de cinco sessões para apresentar sua palavra e, no dia 16, será julgado o afastamento ou não do Governador Carlos Moisés, da Vice-Governadora Daniela Reinehr e do secretário de Administração Jorge Eduardo Tasca.

Foto: Assessoria de Imprensa

Caso o afastamento ocorra, quem assume o governo provisoriamente é o presidente da Assembleia, Julio Garcia. Ele ocupa o posto por até 180 dias, quando uma outra comissão é montada para o processo final. Esta nova comissão será composta por 11 membros.

Destes membros, cinco são deputados eleitos pela Assembleia, cinco desembargadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que serão sorteados, e o presidente do STJ, que irá presidir a sessão. No prazo deste 180 dias, é a comissão que vai estabelecer uma decisão final. Para determinar o afastamento definitivo do governador, serão necessários dois terços dos membros serem a favor, ou seja, sete votos.

Aumento na taxa de energia elétrica


O deputado Eskudlark participou nesta semana de uma reunião da comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, que debateu o aumento de mais de 8% no custo da energia elétrica de Santa Catarina. O presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, esteve presente.

Na reunião, os deputados pediram melhores explicações sobre a questão do aumento significativo na taxa de energia elétrica da Celesc neste momento de pandemia.

Em 2019 foi aprovado um empréstimo de mais de U$1 milhão de dólares para a ampliação de rede da Celesc no estado e, segundo Eskudlark, ainda há muitas quedas de energia e regiões com problemas na qualidade de distribuição, como no Planalto Norte e Extremo Oeste.

Apesar do recursos, aparentemente nada foi feito. Há alguns dias a empresa aprovou uma distribuição de lucros entre seus diretores. Mais de R$1 milhão foi divido e, cada diretor ficou com aproximadamente R$300 mil.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]