Como votar: saiba tudo sobre o dia da votação nas eleições 2020 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Como votar: saiba tudo sobre o dia da votação nas eleições 2020


11 de novembro de 2020

Imagem: Fabiane de Paula

As eleições 2020 serão para escolher o prefeito e vereadores do município que ficarão nos próximos quatro anos no poder do executivo. Neste ano o primeiro turno acontece no dia 15 de novembro e os eleitores precisam ter atenção ao ir votar. Por conta da pandemia algumas novas regras foram impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Horário

O horário para a votação foi antecipado esse ano e as zonas eleitorais estarão abertas das 7h às 17 horas. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Porto União, Brainer Kist, das 7h às 10h será um horário preferencial para pessoas maiores de 60 anos, pessoas que convivem com o grupo de risco e do próprio grupo, e pessoas que trabalham na área da saúde.

Local de votação

É recomendado que os cidadãos procurem antecipadamente o local da sua zona eleitoral, pois alguns locais foram remanejados pelo Tribunal Superior com o objetivo de evitar aglomerações. Em Porto União, Irineópolis e Matos Costa você pode conferir as mudanças de zonas AQUI. Em outras regiões pode-se consultar o local de votação no site do TSE AQUI, pelo nome, número do título ou CPF do eleitor e, nesses três casos, é preciso fornecer a data de nascimento e o nome da mãe.

Imagem: TSE

Dia da votação

No dia da votação é orientado que ao sair de casa o cidadão faça uso obrigatório de máscara. “Não será admitido nos locais de votação pessoas sem máscara”, coloca Kist. Além de levar uma caneta para evitar contato com objetos é orientado não esquecer a “cola” com o número dos candidatos para votar mais rápido, manter distância mínima de um metro das outras pessoas e se possível não levar crianças e acompanhantes.

No local da votação é preciso manter distância de um metro e meio; limpar as mãos com álcool em gel disponibilizado em todas as sessões antes e depois de votar; não se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija retirada da máscara; usar a parte interna do cotovelo ou lenço ao tossir ou espirrar; evitar cumprimentos como abraços e apertos de mão; proibido uso do celular dentro da cabine de votação para proteger o sigilo do voto e selfies estão proibidas.

Imagem: TSE

Para não atrasar o processo lembre-se da ordem: primeiro vote em vereadora/vereador (cinco dígitos) e confirme. Depois, escolha prefeita/prefeito (dois dígitos) e confirme.

Título de eleitor

É necessário apresentar junto com o título de eleitor um documento com foto sendo ele RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho ou o e-Título, que é uma das novidades nas eleições desse ano. Foi liberado aos eleitores para votar usando o aplicativo e-Título que já tem mais de 60 mil pessoas acessando o documento virtualmente.

Ilustrativa

Em última atualização da plataforma que substitui o título, o TSE acrescentou a opção da foto do titular, fazendo com que o celular possa ser usado como documento oficial no dia das eleições. Mas essa função está disponível apenas para os eleitores que fizeram o cadastro biométrico.

Essas mudanças visaram simplificar a vida do eleitor no dia da votação. Outras mudanças no aplicativo também foram feitas para oferecer mais segurança aos usuários. O acesso ao documento virtual exige que o usuário responda uma sequência de perguntas-chave, funcionando como uma senha. Lembrando que o acesso ao aplicativo é mediante um login.

Justificativa do voto

O aplicativo também poderá ser utilizado para justificar a ausência no dia das eleições aos cidadãos que não estiverem dentro de seu domicílio eleitoral. Esta funcionalidade estará disponível apenas no dia da eleição, das 7h às 17 horas. O e-Título pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play e App Store.

Caso a pessoa esteja em seu domicílio eleitoral e apresente sintomas da Covid-19, não podendo comparecer a votação, o cidadão poderá justificar de forma online sua ausência, juntando a documentação que será pedida no site do TSE AQUI.

Mesários

Segundo Kist mais de 500 pessoas foram convocadas para as atividades de mesários nessas eleições na região da 25ª Zona Eleitoral. Ele pede que os candidatos a mesário baixem o aplicativo Mesários e sigam todas as orientações para exercer a função corretamente no dia da votação.  

Nessas eleições o pagamento do benefício que os mesários tem direito será efetuado via aplicativo Carteira Digital BB, que também deve ser baixada e realizado o cadastro para receber o auxílio.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]