Conferência debate segurança alimentar e nutricional em Bituruna » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conferência debate segurança alimentar e nutricional em Bituruna


11 de junho de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Na última semana, aconteceu em Bituruna a 3ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O evento reuniu, em sua maioria, autoridades, agricultores, profissionais das áreas da saúde e da educação, além de representantes de outros setores. Realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), foi debatido o tema “Comida de Verdade no Campo e na Cidade: O que temos e o que queremos?” através dos eixos: Alimentação como princípio de existir; Desafios e possibilidades na construção da política pública; A geografia da fome e o desperdício de alimentos.

“A poder público já realiza diversas ações que contribuem direta e indiretamente para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, como o projeto Mais Pinhão, de incentivo da produção do pinhão, projeto Renascente, de proteção de nascentes, as atividades no Reciclinho, que evitam que muito lixo seja jogado na natureza e polua o solo e as águas, além das audiências públicas sobre o uso de agrotóxicos para estabelecer legislações municipais sobre o assunto”, destacou o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, na sua fala durante a abertura do evento.

A presidente do Comsea, Tânia Nalon, declarou a conferência aberta e agradeceu todos os que colaboraram para o evento e tem se preocupado com o tema no dia a dia, ajudando o conselho a crescer.

As palestras apresentaram as políticas públicas de Bituruna e na região em prol da agricultura familiar, responsável por 70% da alimentação que chega nas mesas das famílias biturunenses. O diretor de Meio Ambiente, da Prefeitura de Bituruna, Fábio Cró, mostrou as atividades do projeto Renascente, que projete nascentes em propriedades rurais de Bituruna, proporcionando mais segurança de consumo para os moradores, além de orientar sobre cuidados como a não utilização de agrotóxicos próximo a áreas de nascentes e a preservação da mata ciliar. O coordenador do Projeto HF do Vale do Iguaçu, José Eustáquio Pereira, apresentou o incentivo à agricultura orgânica e a garantia da comercialização da produção, oferecendo alimentos de qualidade e gerando renda. Encerrando, o nutricionista Ageu Padilha de Quadros, falou sobre os contrastes alimentares da atualidade, como obesidade e desnutrição, além da importância da nutrição preventiva.

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Bituruna, Rodrigo Marcante, representante da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Carlos Razera; representante do Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Clemente Scistowski; chefe de Escritório Regional da Emater, Cleacir Dall Agnol, vereador João Padilha, secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Nhoatto, e secretário de Governo, Evandro Nunes.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]