
A Sessão Ordinária contou com a vereadora Evelin T. De Paula Dias (Protetora Guga) – (UNIÃO) para leitura do expediente, já que o primeiro secretário Marco Antônio Caus (PL) enviou ofício justificando a impossibilidade de comparecimento.
Durante a Sessão foram lidos e aprovados por unanimidade pelos vereadores 20 indicações e 10 requerimentos e em sua grande maioria na área de urbanismo, solicitação de melhorias de vias, sinalização e pavimentação.
As indicações partiram da iniciativa dos vereadores: Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO), Evelin M. T. de Paula Dias (UNIÃO), Jonimar Roberto Arndt (PL), Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO), Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), Marco Antônio Caus (PL), Cleonice Martinazzo Moller (PP), Joarez Tica (DC), Josina de Souza Almeida (DC), Thays Bieberbach (PT), Marcio Fernando Utzig (PSD) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PR).
Além de indicações para ações de benfeitorias em vias foram também protocoladas para melhorias na Capela Mortuária do distrito de São Cristóvão e limpeza interna e externa no cemitério do Distrito de São Cristóvão; melhoria da via e limpeza aos arredores da IFPR, possibilidade de instituir um Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) possibilitando a renegociação junto à Prefeitura, melhorias da iluminação pública nas proximidades do Colégio São Cristóvão, a solicitação de plantio de árvores frutíferas nativas e silvestres nos passeios públicos e construção do Centro Comunitário do Bairro Rocio.

O Presidente da Casa utilizou a Tribuna Popular com objetivo de esclarecer sobre a apresentação da Empresa IP Foco, que teve contrato firmado no exercício do então Prefeito Santin Roveda e suspenso no exercício do então Prefeito Bachir Abbas que, segundo a então gestão, foi suspenso em virtude de melhor custo/benefício. O prefeito Ary Carneiro Junior disposto a dar continuidade na iluminação da Cidade, segundo o líder do governo no legislativo Cordovan Neto, buscou o entendimento de toda situação com empresa, profissionais, equipes pertinentes e representantes de órgãos.
O assunto foi debatido por vereadores na Câmara Municipal na 1ª Sessão Ordinária e a apresentação aos vereadores foi agendada com a Empresa IP Foco, contratada na gestão do então Prefeito Santin, a fim de apresentar o Projeto de Iluminação.

A Câmara Municipal solicitou com antecedência o envio prévio com dois dias de antecedência da apresentação, com objetivo dos vereadores avaliarem com tempo para melhor entendimento e aproveitamento da reunião, para levantar dúvidas e esclarecimentos, já que trata-se de um Projeto de mais de 100 milhões de reais. A Empresa não enviou a apresentação solicitada.
A Câmara de União da Vitória aguarda o envio do material pela Empresa a fim de estudar o reagendamento da reunião. Os requerimentos partiram da iniciativa dos vereadores Waldir Luiz Cortellini (UNIÃO), Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), Anderson Cripa Luis Cardoso (PR), Evelin M. T. de Paula Dias (UNIÃO), Jonimar Roberto Arndt (PL), Marcio Fernando Utzig (PSD), Marco Antônio Caus (PL), Vereadora Evelin M. T. de Paula Dias (UNIÃO), Cleonice Martinazzo Moller (PP), Thays Bieberbach (PT), Joarez Tica (DC), Marcio Fernando Utzig (PSD), Vereador Júlio Adilson Pires Filho (PP). Além dos querimentos de sinalização, pavimentação e área de saneamento e esgoto, também foram aprovados requerimentos para retirada dos radares de União da Vitória, melhorias na Unidade de Saúde do São Cristóvão, informações sobre a previsão de mudança da sede dos serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), análise da Lei Ordinária nº 4975/2021, que alterou a jornada de trabalho dos Supervisores das Escolas e Cmeis do Município; criação de programa interassociações para os bairros, promovendo a inclusão e o incentivo à prática esportiva em toda a cidade e banheiros nas unidades de saúde do bairro Salete.
A moção de aplausos acolhida por unanimidade foi destinada ao senhor Basílio Bajuka, em razão de seu aniversário de 82 anos, em reconhecimento a sua dedicação à Segunda Igreja do Evangelho Quadrangular no bairro Rio da Areia.

A Palavra Livre foi utilizada pelos vereadores: Guga (Evelin de Paula Dias), que trouxe informações a respeito do IML, onde segundo ela, haverá melhorias para o IML de União da Vitória inlcuindo a contratação de profissionais, Marcio Fernando Utzig, Pastora Josi que falou sobre a moção de aplausos de sua autoria. O vice-presidente Cordovan Neto trouxe informações completas de atividades que acontecem à população pelo Município. O vereador Sass comentou a respeito da reunião com a Empresa IP Foco referindo-se ao comentário feito pela Empresa em relação aos vereadores como infeliz, já que segundo o vereador, a reunião não foi cancelada por iniciativa da Câmara, mas sim por não enviar um relato prévio para análise e em concordância com o presidente ressaltou que a Câmara não será palco do manifesto incabível. O vereador Jonimar (Alemão da Agro) fez uso da palavra comentando a importância do plantio de árvores frutíferas no Município.
O Presidente Vereador Anderson Cardoso fez o fechamento da Sessão agradecendo aos presentes, onde estiveram presentes alguns presidentes de Associações de Bairros e comentando sobre suas proposições, entre elas o Centro comunitário para o Bairro do Rocio.
Texto de Manoela de Paula e Souza Assessora de Comunicação e Cerimonial Câmara de Vereadores de União da Vitória
