Congregação Franciscana se despede do Hospital São Braz

Escute a rádio

Congregação Franciscana se despede do Hospital São Braz


19 de novembro de 2015

O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloisio Salvatti participaram na noite de terça-feira, 17, da celebração na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União, conduzida pelo bispo diocesano Dom Severino Clasen, com a participação do Vigário Geral Padre Gilberto Tomasi, do pároco Padre Leocir Valdir Nascimento e do Diácono Everaldo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O momento consagrou também a homenagem às Irmãs da Congregação Franciscana da Sagrada Família de Maria, que atuam há 89 anos no Hospital São Braz, e anunciaram o encerramento das atividades locais.

A congregação foi fundada em 1857 por São Zygmunt Felinski, em São Petersburgo, na Rússia. No Brasil a congregação passou a atuar em 1906, no Hospital São Braz as irmãs passaram a atuar em dezembro de 1926.

O trabalho delas junto ao Hospital foi sempre com o objetivo de auxiliar os mais necessitados. “Nossa vida e nossas ações devem se fundamentar na vivência do Evangelho, nas virtudes da Sagrada família de Nazaré, humildade, simplicidade e confiança na divina providência do espírito de família e no trabalho”, destacam.

As irmãs justificaram a saída do Hospital. “A congregação deixa a comunidade por três grandes motivos: a doença das irmãs, a idade avançada e também porque não temos mais como repor irmãs”, justificaram agradecendo a receptividade pela comunidade de Porto União durante todos esses anos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O médico Airton Martins, representando os demais médicos e funcionários do Hospital São Braz, enfatizou a importância do trabalho das irmãs. “Elas ajudaram a construir o Hospital fazendo com que essa entidade passasse a ser respeitada e referencia em saúde. Tiveram participação ativa na área religiosa e da enfermagem. Quantos nascimentos passaram pelas suas mãos, quantos enfermos foram por elas confortados, quantos médicos auxiliaram nesse período. Muito obrigado a congregação aqui representada pela Madre Provinciana Irmã Lúcia, vocês farão falta sempre”, destacou Martins.

Anízio, sua esposa Edeltraude, e o vice-prefeito Salvatti entregaram uma placa de agradecimento às irmãs. “Em nome da população de Porto União, agradecemos a Congregação Sagrada Família pelos 89 anos de trabalhos dedicados ao município. Cristo ensinou, “Ame o teu próximo como a ti mesmo”. Temos a certeza que esse foi o lema dessa congregação que hoje encerra seu trabalho em nossa cidade com a certeza de dever cumprido. Fica aqui nossa eterna gratidão”.

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]