Conheça a fruta-cadáver, tão fedida que transportá-la é praticamente ilegal » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conheça a fruta-cadáver, tão fedida que transportá-la é praticamente ilegal


18 de dezembro de 2023

Apesar de seu aroma extremamente nojento, o fruto é bastante utilizado na culinária asiática, principalmente no preparo de doces

Durian, também chamada de fruta-cadáver ou fruta-vômito, é conhecida por ser a fruta mais fedorenta do mundo. Exatamente por causa do odor, sua venda em supermercados e até seu transporte em locais públicos são proibidos, a menos que esteja muito bem embalada.

Nativo de alguns países da Ásia, o fruto tem formato ovalado, com o interior amarelado ou avermelhado. O exterior é verde e cheio de espinhos, e por isso é recomendado usar luvas para manuseá-lo.

Apesar de sua aparência selvagem, o que melhor define esse alimento é seu odor, que, segundo o tabloide Daily Star, lembra queijo estragado ou uma mistura de vômito, cebola e ovos podres.

Ainda assim, a durian é muito apreciada no continente asiático e utilizada em diversas receitas típicas. Moradores locais afirmam que ela possui um sabor riquíssimo, com uma textura diferente de todas as outras.

A jornalista Sophie Foster contou ao site britânico que, em uma viagem à Tailândia, placas em quartos de hotel avisavam que o consumo da fruta era proibido, assim como fumar — a multa por descumprir a regra é de mais de R$ 600.

A durian é uma fruta calórica e rica em nutrientes, incluindo vitamina C, potássio, fibras e antioxidantes, além de rica em folato, uma forma de vitamina B, sendo indicada para mulheres grávidas, para prevenir defeitos do tubo neural do feto.

Via Hora 7

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]