Conheça um pouco da história da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conheça um pouco da história da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo


16 de novembro de 2024

A Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo é um dos eventos mais tradicionais de Porto União/SC, região do sul do Brasil. Celebrada anualmente, a festa representa não apenas uma homenagem à cultura germânica, mas também uma celebração de suas raízes culturais, mantendo viva uma tradição de quase duas décadas.

Origem e Inspiração

A festa teve início no ano de 2007 através de uma iniciativa da ACIPU – Associação Empresarial de Porto União, com o então Presidente Sr. Aloísio Salvatti, com ao intuito de alavancar o turismo e fomentar a economia local, oportunizando a classe empresarial, um evento para venda e exposição de seus produtos e serviços, inspirada pelas festas alemãs de Santa Catarina, como a Oktoberfest, valorizando assim os costumes da imigração alemã, especialmente a culinária típica e as bebidas artesanais, que fazem parte da identidade local.

No entanto, o evento buscou diferenciar-se com um foco especial em dois itens específicos e extremamente tradicionais de nossa cidade: o Steinhaeger – uma bebida tradicional alemã destilada de zimbro – e o Xixo, um espeto de carne típico das festas regionais, preparado com carne de gado e porco e tempero específico.

O Steinhaeger é uma finíssima bebida, sem elementos químicos e de paladar incomparável. No Brasil, a produção de Steinhaeger deve-se ao trabalho pioneiro do Sr. Wenzel Rulf e de seu filho Gunther Wolfram Rulf que montaram uma destilaria – a Doble W Ltda, em Porto União/SC no ano de 1960.

Outra manifestação gastronômica de Porto União/SC é o famoso xixo de carne bovina e suína, servido originalmente em espeto de arame, com uma argola na extremidade. O Xixo está presente na vida cotidiana da população catarinense, seja nas festas religiosas, nos aniversários, em reuniões, e rodas de amigos. Hoje o Xixo é considerado patrimônio cultural imaterial de Porto União/SC.

Pela sua importância, o evento deu à Porto União/SC o título de Capital Nacional do Steinhaeger e do Xixo, reconhecimento aprovado em 2010 no Projeto de Lei nº 7.075-A, de autoria do então deputado federal Décio Lima.

Desenvolvimento e Evolução

Com o passar dos anos, a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo foi se consolidando, atraindo visitantes de várias regiões do país. O evento começou a ganhar espaço no calendário turístico regional e tornou-se um ponto de encontro para as famílias e para a comunidade local. A festa, realizada no mês de dezembro, é acompanhada por música típica, danças folclóricas, competições culturais, apresentações de grupos folclóricos e, claro, a degustação dos pratos e bebidas que a tornam única, por sua gastronomia diverisificada.

A programação também passou a incluir o concurso para a escolha da Realeza da Festa, que acontece no mês de agosto, um dos momentos mais aguardados pelos moradores. As candidatas representam grupos folclóricos e participam ativamente na promoção e divulgação de um Baile do Chopp, contribuindo para manter viva a cultura alemã e regional.

Impacto Cultural e Econômico

A Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo tem um papel importante para a cidade de Porto União e toda a região, incluindo União da Vitória/PR, que tem suas fronteiras delimitadas pela linha férrea e pelo majestoso Rio Iguaçu.

Movimentando a economia local com o aumento do turismo e gerando oportunidades para empresas e produtores regionais, a festa contribui para a preservação do folclore e dos costumes germânicos, que são celebrados com orgulho pelos moradores, mas com uma característica única, a festa também recebe principalmente em sua gastronomia e apresentações folclóricas, outras etnias presentes na região.

O evento é organizado pela Associação Empresarial de Porto União (ACIPU), que também organiza o baile de escolha da realeza durante o mês de agosto e atua como um elo entre a comunidade e os empreendedores, promovendo o desenvolvimento e o fortalecimento da festa.

Desde a sua primeira edição, em 2007, a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo conta com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Porto União, que, independentemente das mudanças de gestão, permanece comprometida com a valorização da cultura, das tradições e do desenvolvimento econômico local. Esse suporte é visível em diversos aspectos, como infraestrutura, mão de obra e logística, assegurando que a festa aconteça com excelência e continue a se expandir como um dos maiores eventos culturais e turísticos da região.

O impacto econômico do evento é expressivo, alcançando o número de 120 mil visitantes durante os quatro dias do evento, e movimentando mais de 2 milhões de reais, evidenciando a importância da festa para o comércio local e para o fortalecimento da economia regional.

Hotelaria, salões de beleza, barbearias, serviços de transporte, bares, restaurantes, postos de combustível, costureiras, lojas de locações e o comércio local em geral, tem um aumento significativo durante o evento.

 O Futuro da Festa

Com o apoio da classe empresarial, Prefeitura Municipal e o engajamento da comunidade, a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo se destaca como um exemplo de sucesso em eventos culturais. A expectativa é de que, a cada ano, o evento evolua, trazendo mais oportunidades comerciais e turísticas e mantendo as tradições, que fazem parte do coração da festa, reafirmando a importância do encontro, da cultura e do sabor da tradição alemã na vida das cidades gêmeas.

A Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo é, sem dúvida, uma celebração do espírito germânico e da união dos povos, que continuará encantando e fortalecendo a identidade da cidade de Porto União/SC e região.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Criciúma oficializa contratação da lateral-direita Miriam Werle natural de Porto União

A atleta natural de Porto União, Miriam Thais Werle oficializou sua contratação como lateral-direita no Criciúma. A jogadora de 28 anos chega ao Tigre após passagem pelo Avaí Kindermann e acumula experiência em clubes como Leoas da Serra, Napoli-SC, Bahia e Botafogo. Segundo ela, o convite surgiu pela treinadora das Meninas Carvoerias, Bina Cassol, com […]

Prefeita de São Mateus do Sul inaugura Centro Municipal de Educação Infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, em uma cerimônia marcada pela emoção e pela presença maciça de pais, alunos e autoridades locais. O evento celebrou a entrega das novas instalações da unidade, fruto de um investimento de R$ 2.517.344,11, proporcionando mais conforto e segurança […]

Ciclista é atropelado na Avenida dos Ferroviários, em Porto União

Na manhã deste sábado, um ciclista foi atingido por um Ford Ka vermelho com placas padrão Mercosul na Avenida dos Ferroviários, em frente às quadras poliesportivas. De acordo com testemunhas, a vítima estava consciente e orientada, queixando-se apenas de dores nas costas.