Conta de luz vai ficar 13,4% mais barata com redução do ICMS no Paraná, afirma a Copel » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conta de luz vai ficar 13,4% mais barata com redução do ICMS no Paraná, afirma a Copel


5 de julho de 2022

Ilustrativa/Foto: Guilherme Pupu

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou, nesta segunda-feira (4), a redução de 13,4% no custo da conta de luz. “Os clientes devem começar a perceber essa queda de forma integral a partir do consumo de julho, com pagamento em agosto”, disse a Copel, em nota encaminhada à imprensa.

O governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (1) a redução na alíquota de ICMS da gasolina, operações com energia elétrica e serviço de comunicações de 29% para 18%. A medida atende a Lei Complementar 194/22, que limita a cobrança de ICMS de combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo à alíquota aplicada às mercadorias em geral.

De acordo com a Copel, o corte no imposto é válido para o consumo de energia desde 23 de junho, data em que a lei complementar foi aprovada.

Preço dos combustíveis – O Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Paranapetro) informou, por meio de nota, que as distribuidoras de combustíveis repassaram a informação de que a baixa da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ‘será repassada aos postos de forma gradativa, durante esta semana, conforme a renovação dos estoques das distribuidoras”.

Com isso, a velocidade da redução do preço dos combustíveis não será a mesma da registrada nos aumentos, quando a Petrobras anuncia o reajuste. “Os postos de combustíveis tendem a repassar a baixa na mesma velocidade e proporção que forem recebendo as reduções das distribuidoras’, diz a nota. O Paranapetro ressalta que apoia integralmente a medida regulamentada pela Resolução 673/2022. “A redução da alíquota do ICMS sobre a gasolina vai beneficiar o consumidor e a sociedade como um todo, aquecendo a economia e combatendo a guerra fiscal entre estados”, finaliza a nota.

De acordo com estudo preliminares, o preço do litro de gasolina no Paraná poderá ficar entre R$ 0,50 e R$ 0,60 com essa implementação. Esse é o valor estimado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) de redução no preço do combustível com a aplicação da alíquota de 18% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conforme Lei Complementar 194/22, que limita a cobrança de ICMS de combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo à alíquota aplicada às mercadorias em geral.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Catedral apresenta Presépio Vivo

A Catedral Sagrado Coração de Jesus convida a comunidade para prestigiar o Presépio Vivo de Natal, que será apresentado nos dias 19, 21 e 23 de dezembro, sempre às 18h30, no estacionamento da igreja. O evento especial, promovido pela Pascom, busca celebrar o verdadeiro significado do Natal por meio de uma encenação que retrata o […]

Catedral Sagrado Coração de Jesus apresenta o Presépio Vivo de Natal

A Catedral Sagrado Coração de Jesus convida a comunidade para prestigiar o Presépio Vivo de Natal, que será apresentado nos dias 19, 21 e 23 de dezembro, sempre às 18h30, no estacionamento da igreja. O evento especial, promovido pela Pascom, busca celebrar o verdadeiro significado do Natal por meio de uma encenação que retrata o […]

Comercio começa a funcionar em horário especial

O comércio local já vive o clima natalino e está preparado para receber os consumidores com mais tempo e comodidade neste período especial. As lojas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) adotaram horário estendido de atendimento, facilitando as compras de fim de ano e oferecendo mais opções para quem busca tranquilidade na escolha dos […]