Copel alerta para cuidados na compra e instalação da decoração natalina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Copel alerta para cuidados na compra e instalação da decoração natalina


26 de novembro de 2024

Foto: Copel

Com a aproximação do fim do ano, casas, condomínios, comércios e ruas ganham enfeites especiais. As luzes são parte essencial da decoração típica desta época do ano e, para garantir a segurança no uso da energia elétrica em ambientes internos e externos, a Copel reforça as orientações sobre os cuidados necessários desde o momento da compra.

Ao adquirir produtos elétricos para a montagem da decoração, a primeira dica é observar se eles são próprios para o local onde serão instalados. Enfeites que ficarão expostos à ação do sol e da chuva devem ser adequados para esse uso, a fim de evitar o ressecamento da proteção da fiação elétrica e uma consequente fuga de corrente, que pode causar o choque elétrico.

De acordo com o gerente de Segurança do Trabalho da Copel, Fábio Maciel, isso vale tanto para os enfeites quanto para os equipamentos utilizados para realizar a ligação como, por exemplo, as extensões. “O ideal é que elas não sejam utilizadas. Mas caso seja necessário, essas extensões devem também ser apropriadas para o ambiente em que serão instaladas”, explica. Decorar o quintal de casa exige atenção adicional à segurança, considerando-se que o risco de choque é potencializado em ambientes úmidos.

O profissional alerta ainda a quem vai aproveitar enfeites guardados de anos anteriores sobre a importância de fazer uma inspeção minuciosa na fiação. “Antes de instalar as luzes, mesmo as novas, deve ser feita uma verificação geral. Veja se as lâmpadas estão bem encaixadas. Se existir algum fio ressecado ou desencapado, não se deve utilizar o material”, orienta.

Na hora da instalação, a dica é primeiro montar as luzes desligadas, para evitar o manuseio dos cordões e mangueiras enquanto eles têm passagem de energia pela fiação. “A última ação será conectar o elemento decorativo à tomada, uma exclusiva para cada equipamento”, diz Maciel.

Quando não houver a possibilidade de ligar um equipamento em cada tomada, o filtro de linha apresenta-se como uma solução mais segura que o “T” ou benjamin, por possuir um fusível de proteção. Ele reforça ainda o cuidado com as crianças. “É preciso ensinar as crianças, desde pequenas, a não tocar nas lâmpadas ou conexões elétricas”, complementa.

Com o uso disseminado das lâmpadas LED, o consumo de energia pela iluminação decorativa natalina teve uma redução importante, assim como o risco de acidentes associados ao aquecimento da fiação. Ainda assim, é recomendado desligar os equipamentos em períodos de ausência de pessoas, tanto para evitar o desperdício da energia elétrica quanto para contribuir com a segurança. “São cuidados muito simples, que fazem a diferença para que essa época do ano possa ser aproveitada com segurança”, acrescenta Fábio Maciel.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


São Mateus do Sul decreta luto de três dias pelo trágico acidente na BR 476

Após o trágico acidente ocorrido na noite de quarta-feira, 25, na BR 476, km 313, região do Limoeiro, entre São Mateus do Sul e União da Vitória, a prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias. A prefeita Fernanda Sardanha, abalada com a situação, deixou sua solidariedade ás famílias das vítimas e […]

Brasileiro cria spray que economiza água da descarga do xixi e conquista prêmios internacionais

“É como trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua casa”, disse, destacando que, além de economizar água, a inovação higieniza, altera a coloração e perfuma. Concretamente, o usuário pulverizaria o vaso a cada ida ao banheiro. Mas, como o nome indica, o spray só substitui a descarga do xixi. O empreendedor […]

Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]