Copel alerta para utilização da água do Lago do Foz do Areia em Bituruna » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Copel alerta para utilização da água do Lago do Foz do Areia em Bituruna


8 de abril de 2022

As cianobactérias são conhecidas também como “algas azuis” ou “algas cianofíceas”. Foto Ilustrativa

O município de Bituruna recebeu essa semana uma equipe da Copel, que fez um alerta de utilização da água do Lago do Foz do Areia. O biólogo, Irapurã Coelho de Souza, e a socióloga, Josiane Fernandes Carvalho, disseram que no local há uma cianobactéria.

As cianobactérias são conhecidas também como “algas azuis” ou “algas cianofíceas”, pois seus pigmentos fazem com que apresentem uma coloração verde azulada quando observadas em microscópio. Logo, a parte esverdeada que se pode observar no Lago do Foz da Areia, nas bordas, é ocasionada por esse micro-organismo, que pode aparecer em rios, lagos, mar e também em açudes.

No período do verão acontece sua florada, pois a temperatura alta as ajudam nesse processo, que faz com que as mesmas soltem toxinas. É por isso que é realizado um alerta para que as pessoas e os animais não consumam nem fiquem expostos por muito tempo com a água do local. Também é orientado para que os peixes não sejam consumidos, pois pode trazer riscos à saúde.

No Lago do Foz do Areia há pessoas que realizam a pesca esportiva, e há também a população que mora na beira do Rio Iguaçu se utilizam da água e peixes. De acordo com o secretário de Agricultura de Bituruna, Mário Zampieron, o consumo dessa água é quase zero porém fica o alerta para que não haja realmente contato pelas pessoas e animais.  

Esse período acontece todos os anos e a incidência das algas já está baixando. A Copel está fazendo o monitoramento desses micro-organismos e irá informar quando for possível utilizar da água novamente.  

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Morador de União da Vitória é vítima de estelionatários e tem quase R$ 15 mil retirados de conta no banco

Compareceu na sede do 27º Batalhão da Polícia Militar em União da Vitória nessa sexta-feira, 24, por volta das 14h55, um morador da área central, relatando que foi vítima de um golpe com cartões do banco. Disse que recebeu a ligação de uma pessoa que se identificou como funcionário do Banco do Brasil, onde tem […]

Avança licitação de obra para solucionar queda de rochas em União da Vitória

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta quinta-feira (23) a sessão de abertura dos envelopes com documentos de habilitação da obra de estabilização de taludes em trecho da PRC-466 em União da Vitória. O local é conhecido como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente […]

Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês. É o terceiro o anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, […]